A sustentabilidade urbana é um tema amplo e muito debatido na sociedade atual, pois ela refere-se, resumidamente, à busca por um equilíbrio no ambiente construído pelo homem, o ambiente urbano, e os parâmetros que são inseridos a este, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida.
Diante disso o departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolveu um projeto denominado “Sustenta Melhor Idade”, que tem por objetivo trabalhar com a interatividade social e ambiental englobando temas de maior relevância atual, tais como: uso do solo, manejo florestal, proteção animal e resíduos sólidos.
Segundo o diretor de Meio Ambiente, Éder Rodrigo Varussa, o projeto é chamado “Sustenta Melhor Idade” porque é direcionado aos grupos de terceira idade do município de Rio Claro. “Entende-se que os idosos têm uma representatividade muito expressiva na sociedade local, principalmente nos bairros onde moram, devido ao grau de autocrítica, colaboração e busca por alternativas que propicie um ambiente qualitativo de vivência”, explica.
O projeto consiste na promoção de palestra expositiva e dinâmica interativa, realizadas no próprio local do grupo de terceira idade. As atividades enriquecem e transmitem aos idosos conhecimentos específicos de educação ambiental relacionados aos temas: água, resíduos sólidos, arborização, proteção animal, abrindo-se espaços para debates e destacando a importância da conscientização ambiental, para equiparação entre educação e cidadania na sociedade local, frisa Éder Varussa.
“O projeto surge como uma forma de demonstrar a experiência e o papel do idoso dentro da sustentabilidade urbana, sendo capazes de rever valores e atitudes, aprender a colaborar mais ativamente e incitar pessoas do seu convívio a buscar soluções socioambientais e incorporá-las em seu dia-a-dia”, comenta o diretor.
Conforme Varussa, os idosos também participam do processo histórico de sustentabilidade ambiental, no sentido em que se tornam agentes de contribuição para outras gerações, devido ao acúmulo de vivências do passado e do presente. Hoje, a população idosa contribui de uma maneira ou de outra para a preservação do meio ambiente, e assume posturas ecológicas de acordo com a bagagem cultural herdada.
O projeto “Sustenta Melhor Idade” começou nesta semana e se estenderá ao longo deste semestre percorrendo os grupos de melhor idade do município. Os grupos receberão um certificado ambiental de participação no projeto.
Foto: Divulgação