O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais força no mercado brasileira, e em Rio Claro não é diferente. A cidade possui diversos grupos que apoiam e unem essas mulheres em torno da arte de empreender. Entre eles está o projeto Raízes+ que reúne cerca de 40 empreendedoras de diferentes propostas e estilos.
Uma delas é a artesã Sônia Branca, que preside o coletivo, uma das entrevistadas do programa Diário MA TV desta segunda-feira (15). Ela é autodidata em tricô, crochê e outras artes no mundo do artesanato. Ela produz peças e ministra 16 cursos para ensinar a arte de criar beleza utilizando agulhas, linhas e pincéis.
Como eu desejo de aprender é infinito, Sônia se interessou pelo pontilhismo durante a pandemia de Covid-19 e desde então se dedica a essa nova arte. O pontilhismo é uma técnica de pintura derivada do movimento impressionista. Após curso de capacitação, ela realiza o pontilhismo em qualquer material, inclusive cerâmica. Suas peças podem ser encontradas em exposição na sede do projeto Raízes+ e ela pode ser contatada para encomendas pelo Instagram: @soniaartesa.rc.
Também empreendedora, Cláudia Lima é coordenadora do projeto e proprietária do Brechó no Cabide, que incentiva a moda circular e a sustentabilidade. De acordo com ela, o brechó recoloca em circulação peças que poderiam ser descartadas de forma incorreta. “As pessoas não valorizam a moda circular, mas a gente encontra peças raras nesses espaços, além de incentivar o consumo consciente”, destaca Cláudia.
Ela conta que o Brechó no Cabide nasceu durante o auge da pandemia de Covid-19 quando estava sem trabalho e sem perspectivas. “Vi uma oportunidade de negócio nesse mercado que está crescendo”, comenta. Hoje, além de roupas e calçados, existem brechós que comercializam móveis, quadros, entre outros produtos e objetos. O contato da loja no Instagram é @brechonocabidestore.
Sônia e Cláudia são exemplos de artistas cujos trabalhos/produtos podem ser encontrados no projeto Raízes+. “Cada empreendedora do coletivo expõe peças que as pessoas podem comprar na hora ou fazer encomendas para as artesãs”, informam. Em tem novidade chegando. Em breve o coletivo terá oficinas que serão ministradas pelas artesãs empreendedoras com preço social.
“O Raízes+ é uma junção de amor e dedicação à vida. O projeto agrega pessoas, não só afrodescendentes, mas também de outras etnias, reforçando o poder da união”, concluem Sônia e Cláudia, que convidam a população para conhecer o projeto que funciona na Avenida 24, nº 178, no bairro Vila Aparecida.
O vídeo com a entrevista das empreendedoras ao programa Diário MA TV, na íntegra, pode ser assistido através do link https://www.youtube.com/watch?v=X8fe7ZLUrvA
Por Ednéia Silva / Foto: Gabi Lourenço