O Brasil possui mais de três mil museus espalhados por todo país, mas que ainda são poucos visitados pela população. Um levantamento feito com pessoas de diferentes regiões do país mostrou que apenas metade disse frequentar museus pelo menos uma vez ao ano. Para mostrar que esses espaços podem, além de cultura e conhecimento, ser uma opção de lazer, o projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, chega a Rio Claro no próximo mês.
As atividades serão realizadas no formato totalmente on-line entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade são convidados a conhecer as exposições virtuais gratuitas, guiadas por arte-educadores. A primeira visita está marcada para o dia 10 de dezembro. A participação é totalmente gratuita e as inscrições devem ser feitas no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus. O programa também abrange capacitação para professores da rede pública, que serão convidados a participar de workshop sobre arte como ferramenta de ensino, a ser realizado no dia 9 de dezembro, das 16h às 17h.
Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, e, ainda, com apoio da Secretaria de Cultura de Rio Claro, a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.
Foto: Divulgação