O projeto “Prateleira Solidária”, idealizado pela Ângela Aparecida Santos e sua família, começou no auge da pandemia, quando a moradora de Rio Claro percebeu a grande dificuldade econômica que muitas pessoas enfrentava. Além do vírus a luta para conseguir colocar a comida dentro de casa, era grande, mas nem todos estavam em condições. “A prateleira surgiu em abril de 2020, diante das dificuldades sociais reveladas à partir da pandemia. Famílias sem empregos e em situação de vulnerabilidade alimentar começaram a recorrer à prateleira. Inicialmente alguns alimentos eram colocados na prateleira ao lado de fora da casa. Depois começamos a fazer kits com alimentos e entregas diretas à cada família, semanalmente”, contou a voluntária Adriana de Lima Vellosa que viu a campanha em uma rede social. “Eu fiquei sabendo do projeto pelo Facebook e me ofereci para colaborar, há aproximadamente 18 meses, sou voluntária, assim como a Rosana Correia que também veio para ajudar. Ajudamos nas arrecadações, montagem e entrega dos kits”, explica.
QUEDA NAS DOAÇÕES
A voluntária conta que nos últimos meses as arrecadações diminuíram, então passaram a oferecer os kits a cada 14 dias. Além de alimentos todos os produtos são bem vindos. “Também precisamos de absorventes higiênicos, ração para cachorros. No início do ano letivo, doamos cadernos, mochilas, lápis, borracha”, destaca que todos os produtos são necessários.
DIA DAS CRIANÇAS
Os responsáveis também fazem campanhas em datas especiais para atender uma média de 50 famílias. Agora a arrecadação é de brinquedos para o dia das crianças. “Em outubro, para comemorar a data e poder atender algumas crianças, arrecadamos brinquedos em bom estado, doces e refrigerantes. As pessoas que quiserem colaborar com brinquedos e alimentos, podem entregar no local ou ligar que fazemos a retirada”, observa Adriana.
O projeto tem recebido brinquedos há uns dois meses. Todos ainda podem ser doados. “Lavamos, higienizamos, embrulhamos e entregaremos às famílias com crianças. Estamos precisando agora mais de brinquedos para meninos, se possível, mas todos que vierem em bom estado serão bem vindos. Temos cerca de 60 brinquedos já arrecadados. Se conseguirmos mais e sobrar, deixaremos reservados para o Natal, mas imaginamos que serão aproximadamente 100 crianças na quinta feira”, observa.
A entrega dos brinquedos será na quinta-feira (13). Portanto quem puder ajudar, pode entrar em contato. “O sentimento de fazer minha parte na sociedade, não é muito, não é transformador, mas é um apoio, um ato solidário. As pessoas se sentem menos abandonadas, menos solitárias”, declara Adriana sobre o ato de ser voluntária.
CONTATOS
A Prateleira Solidária fica na Rua 10 número 1160 Jardim das Palmeiras em Rio Claro. Contato: (19) 9-96182828 – (Adriana) e 19 9 – 9751-2462.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação