Um projeto extracurricular, desenvolvido para incentivar o uso da tecnologia e inovação na solução de problemas, vai ensinar alunos da rede pública de Rio Claro e Limeira a construir robôs combinando componentes elétricos, eletrônicos e materiais reaproveitados. Nomeado Robótica nas Escolas, será oferecido em formato digital a partir de 24 de setembro para 300 estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, que poderão retirar o material didático diretamente nas escolas.
Para as duas cidades, ainda há vagas disponíveis. Estudantes do ensino fundamental da rede pública podem se inscrever no link: https://bityli.com/2OA3D. As inscrições serão aceitas até a próxima segunda-feira (21).
Desenvolvida pela NTICS Projetos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocinada pela Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchedAid, que em 2020 completa 30 anos de atividades em Rio Claro, a iniciativa está alinhada a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de Qualidade, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Consumo e Produção Responsáveis e Parcerias e Meios de Implementação.
Oferecido aos alunos durante o momento de pandemia e isolamento social, o conteúdo com carga horária de sete horas entre imersão teórica, prática e conteúdos complementares, abordará fundamentos de robótica, como usar os componentes eletrônicos para a montagem dos robôs e como fazer a inscrição para a exposição virtual dos projetos ao final do curso. Todas as peças do kit de montagem são reutilizáveis, inclusive a embalagem, e os alunos poderão desmontar os robôs e remontar outros modelos quantas vezes desejarem.
“A intenção do Robótica nas Escolas é mobilizar uma prática pedagógica que incentive a criatividade, usando o reaproveitamento de materiais e contato com circuitos eletrônicos para propor soluções à comunidade relacionada a resíduos”, explica Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS Projetos.
A patrocinadora do projeto, a Whirlpool, acredita na importância de oferecer uma iniciativa com olhar para inovação. “Com investimento consistente em inovação e trilhando nossa jornada de transformação digital, compreendemos a importância da imersão dos alunos na disciplina e a importância de se investir no tema. O Robótica nas Escolas está alinhado a esse incentivo”, comenta Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio da Whirlpool.
No final, todos os projetos ficarão disponíveis para consulta e novas criações, uma vez que os kits ficarão com os alunos. As oficinas, conteúdos, assim como os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, estarão disponíveis para visualização e acesso no site www.ntics.com.br/projetorobotica
Foto: Arquivo/Divulgação