A oportunidade de aprender um instrumento de música de concerto com aulas gratuitas e com um time do mais alto nível de professores está sendo oferecida pelo Projeto Jovens Músicos em Piracicaba, com inscrições de 24 a 31 de agosto, exclusivamente pelo site www.projetojovensmusicos.org.br.
O projeto é realizado pela Associação Amigos da Música de Piracicaba (Ampi) e Ministério do Turismo, com patrocínio ouro de Caterpillar, Supermercados Pague Menos, Embramaco e Romi S/A; patrocínio prata da Stoller do Brasil, Painco e Oji Papéis Especiais; patrocínio bronze da Coplacana e Bom Peixe, com apoio da Candura.
O coordenador do Projeto Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira ressalta que, com apoio das empresas, foi possível ampliar o número de aulas. “As empresas de Piracicaba e região patrocinadoras e apoiadoras do projeto nos possibilitaram aumentar o número de alunos e, por isso, os piracicabanos e moradores da Região Metropolitana de Piracicaba, agora têm uma nova chance de estudar música gratuitamente no projeto.”
Para conquistar uma vaga para aulas em grupos ou individuais será necessário participar de processo seletivo com entrevista para núcleo de iniciação musical e candidatos que não sabem tocar, e testes de aptidão para aqueles que já tocam do nível intermediário ao avançado, além de um formulário socioeconômico. Para os alunos que não têm condições de adquirir um instrumento, há um sistema de empréstimo.
Vagas disponíveis:
Núcleo de Iniciação Musical – educação musical (5 a 8 anos), flauta doce (9 a 11 anos) e canto coral (9 a 12 anos).
Modalidade 2 – candidatos nível iniciante ou sem conhecimento musical, trompete (9 a 14 anos), trombone (9 a 14 anos), trompa (9 a 14 anos), tuba (9 a 14 anos), flauta transversal (8 a 12 anos), violino (9 a 10 anos) e violoncelo (8 a 12 anos).
Modalidade 3 – candidatos com conhecimento musical em nível intermediário (até 16 anos): para quem já tocam instrumento como trompete, trombone, trompa, tuba, flauta transversal, contrabaixo acústico, viola de arco, violoncelo e violino.
Modalidade 4 – candidatos em nível avançado, até 30 anos: trompete, trombone, trompa, tuba, flauta transversal, contrabaixo acústico, viola de arco, violoncelo e violino.
Modalidade 5 – Orquestra de sopros (até 18 anos) e grupo oficina do trombone (até 35 anos), vagas para quem toca instrumento para participar na orquestra de sopros: trompete, trombone, trompa, tuba, oboé, saxofone (até 18 anos) e para quem toca trombone para participar da Oficina do trombone (até 35 anos).
Foto: Divulgação