A Estação do Bem foi criada em 2016 pelo idealizador Duda (Antonio Carlos Duckur Cristofoleti). E o objetivo faz jus ao nome dado ao projeto: fazer o bem para crianças e adolescentes. “O Sonho da Estação do Bem é transformar a condição de vida das pessoas por meio da Educação, Cultura, Esportes e Geração de Renda, desenvolvendo projetos em parceria com o poder público e privado, visando o impacto social das comunidades em que atua”, destaca Vice-Presidente e Coordenador Geral Igor Augusto Lino dos Santos.
Atualmente a Estação do Bem atua com três polos no Jardim Nova Rio Claro e parceria com a Escola CAIC do Jardim Brasília – sendo o polo 4. São 280 atendidos em projetos de Educação, Esportes e Tecnologia sendo o público prioritário de 6 a 17 anos, porém possui maiores de 18 anos, sendo no esportes: categorias Futsal/Futebol (190 atendidos), Capoeira (25), Educação -Aprimoramento de Português e Matemática + Xadrez (50), Tecnologia – Informática Básica (10) e Programação Básica – Iniciação a Robótica (5).

Podem participar do projeto pessoas interessadas e vagas sociais para público em situação de vulnerabilidade social. É preciso entrar no site (www.estacaodobem.org.br) e solicitar a vaga, ir até o polo 1, ou entrar em contato por telefone ou WhatsApp (19) 9-9726-1725.
Os responsáveis destacam que o projeto oferece aprimoramento de Português e Matemática, Informática Básica, Programação Básica – iniciação a robótica, Futsal, Futebol e Capoeira.
Funcionamento:
Educação – Segunda a Sexta das 8 às 17h
Esportes – Segunda a Sexta das 8 às 21h
Tecnologia – Terça/Quinta – 19h as 21h / Sab. 14h as 16h
Vice-Presidente
Para se manter e conseguir atender as crianças e adolescentes, trabalhos são realizados, além de parceiras que fazem o bem e transformam a realidade de cada um. Como salientam os responsáveis a Estação do Bem possui uma atividade de comercialização de paletes reciclados, sendo responsável por 60% da sua receita de financiamento da Organização. A atividade dos paletes funciona por meio de doações e compra de paletes das empresas, realizam a reforma e revendem os paletes reformados.

O Esporte é financiado pela Empresa do Grupo Primos via lei de incentivo fiscal pela Secretaria de Esportes municipal.
A Educação é Financiada 20% por recurso do Fundo da Criança e do Adolescentes e uma parceria com a Empresa Rumo.
A Tecnologia é financiada 100% por recurso próprio.
“Temos o projeto protótipo de Hidroponia e horta de chão, que tem como proposta a geração de renda familiar, o projeto iniciou na residência de duas famílias residentes no Jardim Nova Rio Claro e está em monitoramento para levantarmos o impacto gerado para essas famílias”, ressalta o Vice-Presidente.
O Time da Estação do Bem foi vencedora na Copa Palmeiras e no dia 4 de dezembro esteve no Allianz Parque Disputar o estadual, representando Rio Claro.
Novos Projetos
Em 2022 a Estação do Bem estará expandindo a sua atuação, com projetos aprovados pelo Proac ICMS e Patrocínio da Tigre via Lei de Incentivo à Cultura (antiga lei Rouanet) abrindo um polo no Jardim das Nações 2, com atividades de música, dança, teatro, circo e história e memória (Fotografia).
Com o Patrocínio da Empresa RUMO via Lei de Incentivo (antiga lei Rouanet) será realizado um espetáculo do Jongo ao Samba, dança de origem africana, com objetivo de valorização da Cultura Afro, apresentação de grupo de samba e batizado da capoeira.

Com projeto aprovado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Esportes federal, a Estação do Bem ampliará ações esportivas na cidade, desenvolvendo Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei e artes marciais em quadra e espaços não utilizados pelo poder público.
O vice-presidente observa que a Estação do bem passou durante dois anos por aprimoramento da Gestão por gestores da Empresa AMBEV no programa da companhia AMBEV VOA e na avaliação final, conquistou o Selo de Gestão e Confiança Ambev / Instituto Doar e aprovada como Selo “A” Gestão e Transparência pelo Instituto Doar. Esse selo certifica as organizações que possui um padrão de qualidade e gestão reconhecido por órgão e instituições internacionais facilitando o financiamento e patrocínio perante a empresas.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação