A consciência ecológica despertada por meio de atividades práticas estimulam a criatividade, ludicidade, expressão e o processo de ensino e aprendizagem aos alunos.
Nesse sentido, foi realizado na Escola Municipal Dr. Paulo Koelle, um projeto de Educação Ambiental, unindo temas ambientais, como reutilização, com atividades de arte. Os alunos, com materiais recicláveis, transformaram, por construção artística destes materiais, em novos objetos para uso próprio ou coletivo.
A atividade prática foi uma oficina de transformação, em que materiais reutilizáveis como: caixas, latas, frascos de desodorantes, garrafas pets, embalagens de frutas, bandejas de isopor se transformaram em brinquedos e jogos lúdicos e interativos na sala de aula. Os objetivos, segundo a professora que aplicou o projeto, Irene Araújo da Silva, são: possibilitar a conscientização sobre cuidado e sensibilização com o meio ambiente, construindo valores éticos e estéticos para a formação humana (criando atitudes de não desperdícios), interesse em cuidar do material de uso pessoal e coletivo e do ambiente e, ao mesmo tempo, conhecer formas, texturas, grandezas, consistência dos materiais, estimulando a curiosidade e criatividade.
Sobre os resultados verificados na atividade, estes foram positivos, uma vez que foi desenvolvida uma relação das questões ambientais com o brincar, ou seja, com a confecção de brinquedos ou jogos, possibilitando a aquisição de um maior entendimento sobre o mundo dos resíduos sólidos, e a importância da reutilização, do reaproveitamento e da reciclagem.
Segundo o educador ambiental Éder Varussa, o projeto é interessante e importante, pois com o aumento da urbanização e da tecnologia na atualidade, a geração dos resíduos sólidos é ampliada, o que implica na necessidade de ações no que concerne ao combate de desperdício de materiais e seu descarte correto. Vale destacar que muitos destes resíduos ainda são descartados e acumulados inadequadamente em lixões (a céu aberto), gerando contaminação, poluição e, sendo assim, um dos grandes dilemas ambientais vivenciados pela sociedade moderna.
Portanto, atividades como esta “plantam uma semente ambiental” nas crianças, uma vez que elas podem transferir essa aprendizagem aos familiares e comunidade, acarretando práticas de consciência ambiental e permitindo reflexão, envolvimento e participação sobre o assunto.
Por Eder Varussa