Os amantes da sétima arte e os entusiastas da cultura em Rio Claro têm um motivo para comemorar. O projeto Com.Você vai promover diversas sessões de cinema gratuitas e abertas à comunidade, oferecendo uma oportunidade única de acesso a produções cinematográficas de qualidade. As exibições ocorrerão no teatro do SESI, com direito à distribuição de pipoca. Os ingressos para as duas primeiras sessões já podem ser reservados pela internet (https://www.sesisp.org.br/).
A iniciativa, que visa aproximar a comunidade local da magia do cinema, possibilita que os espectadores assistam a uma seleção diversificada, que vai desde curtas de animação até longas-metragens, abrangendo diferentes gêneros e faixas etárias.
Por meio da parceria com a Globofilmes serão realizadas sessões com os longas Medida Provisória, de Lázaro Ramos, no dia 31/08 a parir das 19h30; DPA 3 – Uma aventura no fim do mundo, de Mauro Lima, no dia 02/09 às 15h; e Pluft – O fantasminha, de Rosane Svartman, no dia 08/10 às 15h.
Para Mônica Binotto, coordenadora de qualidade de vida do SESI Rio Claro, onde as sessões serão realizadas, participar do projeto foi uma decisão fácil de ser tomada, uma vez que a instituição também defende a democratização do acesso ao conhecimento, à arte e à cultura. “A programação diversificada que o projeto oferece contribui para o fortalecimento da cultura. São eventos que valorizam o teatro do SESI e estimulam a participação do público”, explica.
Na sessão desta quinta-feira, dia 31, o projeto contará com a participação de 70 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Rio Claro.
Além da exibição dos longas, o Com.Você vai oferecer sessões com curtas metragens de animação, estimulando a formação de público para além dos filmes comerciais. A programação inclui cerca de 20 filmes.
“A proposta é mostrar o ecletismo na produção de animação no Brasil. São filmes autorais, a maioria independentes, produzidos nos últimos 15 anos em regiões distintas do país. E também procuramos reunir produtores de diversas gerações, gêneros e locais – há homens e mulheres das capitais e da periferia, que trabalham com diferentes técnicas de animação: 2D, desenhos no papel, desenhos digitais, stop motion, computação gráfica e técnicas experimentais”, revela o cineasta e diretor de animação Marcelo Marão, curador da atividade junto com a produtora Girassol Caminhos Criativos.
Fotos: Divulgação