O projeto Com.Você chega a Rio Claro com aulas de produção audiovisual para TV, cinema e mídias digitais, depois de fazer história em Campinas e Ribeirão Preto. Além do curso, a programação inclui quatro sessões de cinema gratuitas para a comunidade e uma mostra de curtas no final do ano. A iniciativa tem o objetivo de estimular a criatividade, a autoestima e o pensamento crítico dos jovens por meio de atividades ligadas à comunicação.
Com aulas gratuitas das 13h às 15h, às segundas e quartas (Turma 1) e terças e quintas (Turma 2), na Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, o curso de produção audiovisual é destinado a estudantes a partir de 14 anos. As aulas começaram na última segunda-feira (6). “Nós já trabalhávamos na região de Rio Claro e observamos uma demanda na cidade. Mas ainda precisávamos de parcerias e patrocínio para realizá-lo”, relata a proponente do projeto e coordenadora geral das atividades, Juliana Bessa Firmino.
Inserir o projeto em leis de incentivo foi o que viabilizou a conquista de patrocinadores: a Tigre e o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social da Tigre, que busca impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes nas áreas de Educação (Esporte e Cultura) e Saúde (Água e Saneamento).
“Estamos felizes em poder apoiar um projeto que vai ao encontro dos nossos objetivos e que será realizado nas instituições que mais admiramos: as escolas. Sem dúvida, será uma experiência singular que levará os alunos a explorar cada vez mais as áreas de comunicação e cultura. Nesse momento, nos sentimos realizados em contribuir com a comunidade e ter até a chance de descobrir mais um novo grande roteirista, dramaturgo, ator ou jornalista”, destaca Julio Franco, executivo do ICRH.
O projeto realizado pelo Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem o apoio do Instituto EP, da produtora Girassol Caminhos Criativos e da Secretaria de Cultura de Rio Claro, que auxiliou na identificação da escola estadual que sediará o projeto, e que atende um alto número de adolescentes, inseridos em uma região com poucos equipamentos culturais
Para a proponente do projeto, o envolvimento de tantas instituições e instâncias faz toda a diferença no resultado. “Um projeto alcança seus objetivos com mais potência quando há união entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada. O Com.Você envolve a comunidade, na medida em que estimula a participação e o acompanhamento das famílias desses jovens. Então, é um trabalho em que comunidade, estado e empresas privadas interagem, viabilizando um resultado muito mais efetivo”, ressalta Juliana.
Para a coordenadora de Organização Escolar da E.E. Januário Sylvio Pezzotti, esta é uma iniciativa de grande importância, que reflete diretamente no conhecimento dos estudantes. “Um projeto realizado dentro da escola é uma janela de oportunidades. A escola reúne jovens com diversas habilidades e que muitas vezes não possuem condições de explorá-las e aperfeiçoá-las. A presença deste projeto na escola e de fácil acesso aos estudantes oferece a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento dessas habilidades pré-existentes, oportunizando a elevação da autoestima e concretização de sonhos”, afirma Soraia Cristina Spada Coelho.
Foto: Divulgação