O Projeto Cinema no Parque vai passar por Rio Claro nos dias 19, 20 e 21 de agosto com sessões gratuitas e ao ar livre de filmes consagrados do cinema mundial. O evento vai acontecer no Parque Lago Azul e terá distribuição de pipoca para os participantes. Patrocinado pela Whirlpool e realizado pela NTICS Projetos, o objetivo é oferecer à população rio-clarense uma experiência cultural diferenciada e democrática.
“Acreditamos que a arte tem que ser para todos, por isso, nossos projetos estão sempre voltados para os espaços públicos onde toda a população pode ter acesso”, diz Ana Carolina Xavier, diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
De sexta a domingo serão exibidos nove filmes em três sessões diárias. A abertura do espaço para a primeira sessão acontece no dia 19 de agosto, às 8 horas, a sessão dois será às 15 horas, e a terceira e última, às 18 horas. Nesse dia, as sessões estarão abertas também para grupos de alunos da rede pública de ensino, que serão convidados através da Secretaria de Educação do município. O evento segue no sábado, 20 de agosto, com abertura das sessões às 14h30, 17 horas, 20 horas e domingo, dia 21, com sessões às 14h30, 17h15 às 19h45. A expectativa do projeto é atender cerca de mil pessoas por dia.
No sábado, o evento ainda contará com uma apresentação especial da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, com um repertório especial de temas de filmes. “Filme e música são universos interligados e, pela primeira vez, vamos tocar num ambiente preparado para ambos. Sem dúvida será uma noite emocionante”, diz William Nagib Filho, presidente da OFRC.
“O Cinema no Parque trabalha alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável, que são desafios levantados pela ONU para um mundo mais sustentável, justo e inclusivo. Por isso, é um orgulho para a Whirlpool patrocinar esse tipo de projeto, que contribui com a Agenda 2030 e leva cultura e lazer para a população de Rio Claro”, afirma Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina.
Os objetivos de desenvolvimento sustentável endereçados pelo projeto são ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; 11: Cidades e comunidades sustentáveis, e 17: Parcerias e meios de implementação.
Documentário com empreendedora de Rio Claro será exibido no sábado
Os espectadores do sábado (20) terão a oportunidade de assistir a um episódio da série documental “Todo Dia É Dia”, produzida pelo Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, que incentiva o empreendedorismo feminino há mais de 20 anos. O episódio apresentado será de Elidiana Capistrano, que encontrou na cozinha a sua vocação e uma oportunidade de negócio. Começou a empreender distribuindo doces pelas fábricas do polo industrial de Rio Claro e, hoje, é dona do próprio negócio.
“O Consulado é a nossa ação social mais antiga, conectada desde sua origem com o que, hoje, referenciamos como o pilar S do ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). A história do Consulado começou em Rio Claro e, ao longo dos anos, se estendeu para todas as localidades onde temos unidades e já mudou a vida de mais de 38 mil mulheres em todo Brasil, fortalecendo famílias e comunidades”, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina.
Além disso, outras duas empreendedoras de Rio Claro estarão presentes no espaço (Atelier Katarina Cakes e Karina Figueira Doces Artesanais), realizando a venda de doces e bolos artesanais.
Serviço:
Cinema no Parque
Lago Azul: Rua 2 esquina com Av. 32
19/08: 8h, 15h e 18h
20/08: 14h30, 17h, 20h
21/08: 14h30, 17h15 à 19h45
Sessões gratuitas: máximo de 300 pessoas por sessão
Informações: www.ntics.com.br/cinemanoparque/
Foto: Divulgação