A Hospedaria Emaús, localizada no bairro Santana, recebeu nos últimos dias mais uma visita de integrantes do Projeto de Cinoterapia “Cão Doutor”, da GCM (Guarda Civil Municipal de Rio Claro). Em abril deste ano a mesma entidade já havia recebido outra visita do projeto.
Estiveram na entidade os guardas civis responsáveis pelo “Cão Doutor”, acompanhados do cão Holly, que é da raça Golden Retriever, e já participou de outros momentos e realizou exercícios terapêuticos com cerca de 60 idosos abrigados no local, evidenciando, mais uma vez, os muitos benefícios que essa interação proporciona.
O projeto Cão Doutor de Cinoterapia é realizado por integrantes do Canil da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, introduzido inicialmente nos asilos e abrigos de idosos, onde Holly, que foi especificamente treinado para interagir com pessoas, ajuda no tratamento, recuperação, aprendizado e melhora o ambiente dos idosos, pessoas acamadas e crianças.
O trabalho foi idealizado pelo Guarda Civil Rafael, que é médico veterinário, e explica que a Cinoterapia (que é basicamente o tratamento à base do convívio com cães), é de suma importância para auxiliar as pessoas com dificuldades físicas, sociais e emocionais, além de promover o bem-estar de forma significativa, aprimorando as funções cognitivas.
Outra entidade, o Lar Bethel foi escolhido, na época do início do projeto, em 2021, para o primeiro contato, e o guarda civil municipal Rafael, acompanhado da guarda civil municipal feminino Cortes, conduziu o cão Holly e o apresentou para os 48 idosos daquela entidade.
Desde então o projeto vem sendo levado para outras instituições, inclusive de saúde, mediante agendamento prévio e articulação com a GCM e a direção desses locais.
Foto: GCM Rio Claro