A ideia do projeto surgiu em 2019, após a criação recebeu o nome de “Banho Fraterno” que tem como objetivo disponibilizar serviços para pessoas em vulnerabilidade social, como os moradores em situação de rua, com um olhar diferenciado e acolhimento para essas pessoas por meio dos serviços que são oferecidos no último domingo do mês. “O Banho Fraterno é uma ação voluntária sem fins lucrativos, nenhum cunho religioso e nem político, é uma ação social beneficente independente, acontece uma vez por mês na praça do Bom Jesus e contamos com apoio de voluntários em todos os sentidos”, destaca a voluntária Leila Camila da Silva que atua desde o início do projeto.
Como destacam os voluntários, as ações acontecem no último domingo de cada mês, desde o começo do projeto já foram oferecidos mais de 500 banhos. No dia da ação, são oferecidos diversos serviços. “Somos um grupo de amigos que tenta minimizar a situação de pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua. Podem tomar banho, cortar o cabelo, fazer as unhas, trocar de roupas e tomar um café da manhã, eles escolhem, ganham uma ficha e aguardam sua vez”, menciona o voluntário Marcelo Martins.
Como destacou Leila, todos atuam como voluntários. “As pessoas ajudam desde doação, desde os barbeiros que cortam os cabelos, as pessoas que fazem as unhas que nem sempre são manicures, mas são voluntárias que se dispõem em fazer corte de unha e a higienização. A gente leva os banheiros e os serviços, oferecemos para essas pessoas em vulnerabilidade social o banho quente, com toalhas esterilizadas, kits de higiene pessoal individual, doamos as roupas e os sapatos e temos café da manhã, que é a equipe que eu faço parte. Oferecemos caldo, pão com carne moída, chá, café, leite com achocolatado, bolo e tudo que chega de doação, já ganhamos bastante frutas. Sempre doamos o que a gente recebe”, ressalta.
São servidos em média 120 cafés a cada ação. “Também estamos precisamos de voluntários, pessoas engajadas que possam nos ajudar no trabalho, também divulgando ou comprando as adesões, ajudar com itens do café, aceitamos doações de roupas em geral e de sapatos. É gratificante ver o rosto deles tendo um pouco de dignidade naquele dia, se sentindo parte da sociedade, podendo fazer sua higienização, pelo menos neste dia que é o que a gente pode oferecer, eles tomam banho, cortam cabelo, ficam muito contentes e já ficam esperando. Vamos fazer essa Paella caipira para angariar fundos e poder comprar as coisas que faltam, como maquinhas para cortar cabelo, por exemplo”, solicita Marcelo.
Leila frisa que, com a venda das adesões da Paella Caipira marcada para 7 de novembro, pretendem uma atividade diferente. “A ideia é levantar fundos para o ‘Banho Fraterno do final de ano’, queremos fazer algo diferenciado como um almoço na praça para eles e também para as pessoas conhecerem esse projeto social que a gente trabalha e gosta muito de estar participando como voluntário”, observa.
Projeto Banho Fraterno
O projeto Banho Fraterno está com venda de adesões de uma deliciosa Paella Caipira realizada em parceria com Quintal do Gira e do Grupo Aroeira alegrando o almoço que está marcado para o dia domingo, 7 de novembro, às 12 horas. As adesões custam R$ 40 e podem ser adquiridas no Buffet Giramundo ou com voluntários do grupo. Contato: 9-9666-8005 (Marcelo) e 9-7115-2156 (Leila).
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação