A escola municipal Dom Pedro I, em 2019, desenvolveu com seus alunos o projeto denominado “Atividade Física, Saúde e Meio Ambiente”,que tem como objetivo evidenciar que nós todos somos partes integrantes do meio e que os impactos ao meio ambiente acarretam impactos a todos nós. Foram tratados os temas de descarte adequado de resíduos; reciclagem; reutilização de materiais; e de uma rotina de vida saudável, incluindo práticas de atividades esportivas e lúdicas e alimentação balanceada.
No projeto, as professoras de Educação Física da escola, Aline Vargas e Sandra Denadai, realizaram as atividades de forma integrada com as professoras do Infantil II.
Os alunos foram orientados sobre o descarte e separação correta dos resíduos e da reutilização deste material descartado, iniciando e despertando a consciência ambiental, que deve ser um processo, uma prática contínua. Sobre a separação dos resíduos, alguns alunos afirmaram que suas famílias fazem a separação do orgânico e do reciclado em suas residências.
Das outras atividades do projeto, foram incluídos esportes de aventura adaptado ao espaço, como o slackline, escalada horizontal e montanhismo em pneus, parkour (circuito de saltos), e oficinas de transformação de materiais recicláveis em brinquedos, como o bilboquê, vai e vem, io-iô, pé de lata e peão. Também foram apresentados vídeos referentes a tais atividades físicas, ressaltando seus benefícios.
Para finalizar o projeto, foi realizada uma visita ao Lago Azul com o objetivo de verificar a limpeza do local (em que foram recolhidos os resíduos que estão inadequadamente depositados pelo caminho). O Lago Azul é utilizado pela comunidade para diferentes práticas de atividades físicas e a importância destas práticas foi evidenciada, sobretudo em ambientes naturais e limpos e de forma coletiva, incentivando a participação em família e comunidade.
Houve, assim, uma caminhada de conscientização com os alunos, realizando a atividade de subida do montanhismo no aclive/declive da encosta existente no local. Em seguida, a atividade de slackline nas árvores, com término em uma atividade de piquenique com lanches saudáveis.
À vista disso, projetos como esses evidenciam os temas ambientais e de saúde, tão importantes e atuais da sociedade. É papel também da escola pública realizar práticas deste “marketing” verde, disseminando aos seus alunos e comunidade escolar novas práticas, posturas e opiniões que despertem, incentivem e beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
Por Eder Varussa