A preocupação com o meio ambiente tem crescido nos últimos anos. A palavra de ordem é sustentabilidade, ou seja, a capacidade de manter a conservação e o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Ações nesse sentido também são realizadas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rio Claro. Uma dessas iniciativas é o Projeto Araucária Campus Sustentável de Rio Claro, idealizado por um grupo de estudantes, que visa tornar o campus mais sustentável utilizando as Soluções Baseadas na Natureza (NbS) e alinhadas aos objetivos da Agenda 30 da Organização das Nações Unidas (ONU).
E tudo indica que o Araucária está no caminho certo. O projeto contribuiu para que a Unesp conquistasse o Selo ODS Educação 2023, que avalia e certifica ações em prol da sustentabilidade. Além disso, em 2021, o Projeto Araucária venceu a segunda edição do “Challenge Campus 2030 – edition”, competição mundial de inovação e sustentabilidade proposta pela ONU.
As ações não param e a meta é multiplicar a proposta para além do campus da universidade. No último dia 18, integrantes do projeto realizaram um mutirão para o plantio de mudas no entorno do prédio do Departamento de Ecologia com o envolvimento da comunidade.
“Esta iniciativa visa dar continuidade ao processo de arborização no entorno do prédio e do campus, contribuindo para a arborização e para tornar nosso ambiente universitário ainda mais sustentável e agradável”, explica a profa. Dra. Dra. Karlla V.C. Barbosa, do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação (LEEC). Ações como essa permitem momentos de troca de conhecimentos e interação entre estudantes, professores e a comunidade.
Início do plantio
O plantio de mudas no entorno do prédio da Ecologia começou em 2009 junto com a construção do prédio quando os professores idealizaram as áreas para o plantio de árvores nativas. Em 2011, o Caeco (Centro Acadêmico de Ecologia) iniciou plantios anuais de mudas em comemoração à chegada dos novos calouros. Essas atividades se concentraram próximas ao estacionamento lateral Norte e mais a Leste, e os plantios foram ativos até 2015.
Nos anos de 2014 e 2015, o professor aposentado Miguel Petrere Júnior realizou plantio de espécies nativas em duas fileiras na face Sul do prédio da Ecologia. Em 2018, o Departamento de Ecologia e a Comissão de Paisagismo do campus autorizaram a formação de um pomar de frutas nativas, projeto criado por Américo, aluno do curso de Ecologia. Assim, em 2019, teve início o plantio de árvores frutíferas de diversas espécies.
Novo plantio foi feito na mesma área em 2022, dessa vez pelo projeto Araucária. Essa ação foi realização como compensação pelo corte de algumas espécies nativas para a reforma das calçadas no entorno do campus.
“Ao longo de todos os anos, diversas pessoas contribuíram para o plantio, manutenção e replantio dessas mudas. Por isso, queremos celebrar e mostrar a todos os resultados obtidos ao longo dessa história. Se envolva nas nossas ações, pois o campus é de todos e para todos”, convida Karla.
A população pode saber mais sobre o projeto e acompanhar as ações pelo Instagram: @araucaria_2030.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação