As flores e plantas em geral, presentes em residências, jardins ou mesmo nas escolas, dentre outros lugares, têm sido muito importantes, pois, além de fornecerem um visual de vivacidade, possibilitam a sensação de leveza e pureza, deixando o ambiente mais agradável. Diante disso, a Escola Municipal Clara Freire Castellano vem desenvolvendo com os alunos o projeto “A Infância Floresce”.
De acordo com a Professora Rosa Neide Gomes dos Santos, o projeto vem sendo desenvolvido com os alunos do Maternal I A e IB, período manhã e tarde, e tem por finalidade que os alunos da Educação Infantil estabeleçam contato e observação à natureza, tendo em vista que esse contato pouco se faz presente na infância, visando despertar o interesse das crianças pelo cultivo de plantas.

No projeto, são realizadas atividades que proporcionam contato com a terra, acompanhamento do processo de germinação e de crescimento de plantas em jardineiras e canteiros na escola. Para a educadora, a escola, além da sua função educacional e social, precisa também promover debates com a comunidade quanto à complexidade e desafios relacionados ao meio ambiente e à sua preservação, colocando em prática a relação sustentável com o ambiente a partir da implantação de um jardim na escola, utilizando-se de uma prática pedagógica promotora de múltiplas aprendizagens.

A aplicação das atividades se dá nas seguintes partes: a) contação de histórias que contenham plantas e flores, como “A margarida friorenta”, “Gigi, o girassol; b) roda de conversas para explicação das atividades; c) contato com os vasos e as jardineiras e verificação da quantidade de terra necessária; d) exposição de desenhos de flores como sugestão para o plantio; e) escolha das espécies das plantas.

Vale destacar que as etapas de semeadura e de plantio foram todas realizadas pelos alunos, bem como o processo de regar com água as plantas em turno da manhã e tarde. Assim, as atividades do projeto permitem trabalhar conteúdos e temas de forma interdisciplinar, como a importância do solo na reprodução de plantas, comparar dimensões de canteiros de mudas, reconhecer as plantas cultivadas e nomeá-las, observar o desenvolvimento das espécies, permitir que as crianças trabalhem nas jardineiras, estimulando a capacidade motora, bem como exploração da percepção das crianças sobre textura do solo, cheiro e umidade.

Portanto, atividades escolares como esta trazem ensinamentos sobre a relação com a natureza e o contato com flores fornece a construção de espaços saudáveis e agradáveis. Segundo o pensador Augusto Branco, “Pessoas são como as flores: você pode cuidar de todas as tuas flores, oferecendo sempre a mesma água todos os dias, porque não é exatamente o que você faz que as deixará felizes, mas o tempo que você se dedica a elas.”
Por Eder Varussa