O Programa de Educação e Diversidade (PED) – desenvolvido pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool – dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid – foi realizado de setembro a novembro em Rio Claro com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e capazes de enfrentar desafios socioambientais.
Por meio de workshops e oficinas sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o PED contribuiu na formação de 730 estudantes e 190 professores de 25 escolas municipais, que identificaram mais de 100 problemáticas existentes na comunidade e sugeriram mais de 600 possíveis soluções. Ao final do PED – que faz parte do banco de Boas Práticas da Organização das Nações Unidas (ONU) -, os participantes apresentaram seus projetos em Feira de Ideias e um educador e um grupo de estudantes tiveram suas propostas selecionadas para serem implantadas na cidade.
Nas três cidades em que passou – Rio Claro, Joinville e Uarini (na comunidade ribeirinha Punã) -, o Programa totalizou o envolvimento de mais de 2.400 alunos, mais de 300 professores, 29 escolas, mais de 200 problemáticas identificadas e 75 projetos apresentados para solucionar os desafios socioambientais. Mais informações sobre o PED e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no site: http://www.ntics.com.br/eufacoparteped.
Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation é a maior e principal empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo.
Foto: Morgado e Capretz