Com o objetivo de incentivar os rio-clarenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado, a BRK Ambiental – concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro – realiza o Programa Olho Vivo. A iniciativa, executada em parceria com a empresa Planeta Azul Coletora de Resíduos, recebe um novo formato neste segundo semestre de 2020 para se adaptar à nova realidade de quarentena (estendida até 3 de setembro), vivenciada em decorrência da pandemia.
Com mais pessos em casa em tempos de distanciamento social, maior oportunidade de as famílias ampliarem as receitas na cozinha e, consequentemente, mais óleo sendo utilizado, o programa passa a oferecer a coleta em domicílio a partir deste mês. O serviço é totalmente gratuito.
Qualquer pessoa que tenha, no mínimo, 2 litros de óleo de cozinha usado, devidamente armazenado, pode solicitar a coleta do resíduo em sua casa. Basta entrar em contato pelos canais de atendimento da empresa e realizar o agendamento da coleta.
“A adaptação à dinâmica do Programa Olho Vivo busca atender a nova realidade. Com os mais de 80 pontos de coleta de óleo instalados nas escolas municipais fechados, a coleta domiciliar pretende incentivar as famílias a continuidade da boa prática do descarte correto desse resíduo. Temos o compromisso de orientar e auxiliar na adoção de hábitos sustentáveis”, informa Thaís Monteiro Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental.
O Programa Olho Vivo é desenvolvido em Rio Claro desde 2008. O trabalho que desperta a responsabilidade socioambiental, por meio do estímulo à adoção de novos hábitos, contribui diretamente para a preservação do meio ambiente. Desde que teve início, o programa já recolheu mais de 263 mil litros de óleo de cozinha usado no município. No ano passado, 21 mil litros de óleo foram destinados aos pontos de coleta.
A destinação adequada do óleo de cozinha é importante porque o resíduo é um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto. Ao ser despejado irregularmente na pia, no tanque ou no vaso sanitário, ele passa pela rede de esgoto e fica retido em forma de gordura, causando sérios problemas. Isso porque o sistema público de esgotamento sanitário de uma cidade é dimensionado e construído com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os esgotos domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente e causa o entupimento das redes, podendo gerar extravasamentos ou retorno nos imóveis.
Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado, após coletado pela empresa Planeta Azul, é reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.
SERVIÇO: saiba como é simples armazenar o óleo usado:
1. Após o uso, espere o óleo esfriar;
2. Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
3. Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo (não é necessário peneirar);
4. Feche bem a tampa para evitar vazamentos;
5. Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
6. Entre em contato com a Planeta Azul e agende a coleta em sua casa.
COLETA DE ÓLEO | Canais de atendimento
WhatsApp: (19) 97132-5237
Telefones Fixos: (19) 3527-2766 / (19) 3597-3895
Foto: Pixabay/Divulgação