O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Ufscar conta agora com uma Comissão de Eventos com o objetivo de fomentar a divulgação científica e promover uma maior integração entre os alunos e professores.
Em julho de 2020 foi realizada a primeira Live, na condição remota de Encontros CTS. Em seguida, foram organizadas outras lives, porém, ainda como ação isolada da coordenação do PPGCTS. Entre os meses de setembro e outubro criamos uma comissão interdisciplinar e, hoje, oficialmente reconhecida, é denominada de Comissão de Eventos e Divulgação do PPGCTS. A partir deste mês de novembro, teremos uma programação semanal, às 14h, com retrato de diversos aspectos relacionados: ciência, tecnologia, inovação, inclusão, crítica e sociedade.
Os principais objetivos da comissão são realizar eventos com a finalidade de envolver discentes e docentes do PPGCTS, fomentando a melhora da qualificação do corpo estudantil e maior visibilidade da produção de conhecimento gerado no Programa e na UFSCar. Ademais, tem como objetivo principal fazer divulgação de conhecimento científico de maneira mais ampla, democrática e acessível.
Devido à pandemia, que trouxe uma série de dificuldades como a realização de aulas e eventos presenciais na UFSCar, prejudicando o convívio social na instituição, optou-se pela criação da Comissão. Somado a tais dificuldades o atual cenário sociopolítico brasileiro escancarou fragilidades na produção e divulgação acadêmico-científicas. Neste sentido, a comissão busca contornar esta situação crítica promovendo espaços de diálogo, reflexão e interação social tendo como eixo principal a divulgação de conhecimento e pesquisa que advém da universidade pública.
O Diário do Rio Claro conversou com integrantes da Comissão que falaram um pouco sobre os trabalhos. Dentre eles, Marisa Cubas Lozano (Doutoranda do PPGCTS), Silvia Helena Flamini (mestranda do PPGCTS), Vinicio Carrilho Martinez (coordenador do PPGCTS) e William Retamiro (doutorando do PPGCTS). Confira:
Que habilidades desenvolvi na pandemia e que trouxe para a comissão?
Marisa Cubas Lozano: A pandemia mudou a forma que eu consumo conteúdo. Especialmente a parte de assistir palestras e participar de capacitações (oficinas, treinamentos, cursos). Em teletrabalho, eu posso colocar as palestras no YouTube para ouvir enquanto trabalho, por exemplo. Sem precisar fazer deslocamentos físicos, sobrou tempo para cursos. Com isso, aproveitei para aprender mais sobre marketing e uso das redes sociais online. Tenho aplicado esses novos conhecimentos para alimentar o perfil do PPGCTS no Instagram e discutir com os outros membros da comissão estratégias para divulgação das nossas atividades.
O que a comissão tem realizado para objetivar a popularização do conhecimento científico, especialmente em tempos de pandemia?
Silvia Helena Flamini: Estamos utilizando as redes sociais mais populares (Whatsapp, Facebook, Instagram) para fazer a divulgação dos nossos eventos, além do site do próprio Programa. Buscamos fazer um uso positivo destes artefatos tecnológicos, empregando-os como ferramentas de divulgação e comunicação sociocientíficas. Futuramente, haverá a criação de um blog cujo intuito é “traduzir” o conhecimento científico-tecnológico, produzido pelo PPGCTS, para uma linguagem mais acessível e popular.
O que espero para mim, jovem pesquisadora e educadora, realizar com os trabalhos dessa comissão?
Silvia Helena Flamini: O trabalho nesta comissão me possibilita contribuir com a divulgação científica e a promoção de uma imagem positiva da universidade pública enquanto importante instituição de ensino e pesquisa, que mantida pela sociedade e à ela pertencente, deve estar articulada ao seu contexto e diferentes grupos sociais. Também faço minha contribuição no incentivo às reflexões socioambientais mais críticas, no combate ao pensamento anticiência e negacionista, na medida que adquiro experiência pessoal, acadêmica e profissional. É uma troca baseada no aprendizado e na motivação de aproximar sociedade, universidade pública e desenvolvimento científico-tecnológico.
É também uma experiência muito especial para mim, enquanto mulher e estudante, que luta pelo fortalecimento/empoderamento/protagonismo feminino seja na Ciência, na Tecnologia, na Educação, enfim, em quaisquer dos espaços que quisermos compor.
Reencontro da experiência como jornalista e colunista na comissão.
Vinicio Carrilho Martinez: Meu primeiro emprego, meses depois de formado em Ciências Sociais na Unesp de Marília, foi no Jornal da Manhã, também em Marília/SP. Fazia reportagens sobre educação. Aí migrei para o ensino propriamente dito. Anos depois comecei como colunista semanal, no jornal Diário de Marília. Foram longos anos, com a coluna semanal Citizen. Da mesma forma que o relógio, nossa cidadania sempre atrasou.
Encerrei essa coluna quando o jornal entrou num viés muito ruim, pra época. Passado outro tempo, consegui registro na carteira de trabalho, como “jornalista”, coisas do Brasil, resquícios da era FHC. E também de radialista: isso nunca fui, mas tenho muita vontade. Enfim, desde 20 e poucos anos já prático a divulgação científica.
Anos depois retornei ao Jornal da Manhã, onde publiquei artigos e crônicas até 2019: cerca de 400 colaborações. Em 2019, no PPGCTS tivemos uma disciplina Divulgação e popularização do conhecimento científico, em 2019, portanto, bem antes da pandemia.
Quais os resultados esperados?
William Retamiro: Diante de todo o histórico da origem, o engajamento da equipe, a articulação e a proximidade entre docentes e discentes, os quais por meio da interdisciplinaridade explanada nas lives, promovem o desafio de demonstrar o óbvio para os dias atuais.
Isto consiste em cumprir com a função social de cada indivíduo em sua vida acadêmica, que é o de romper com o revisionismo dos dias atuais e promover o saber como um instrumento de liberdade e de caminho para a justiça social.
Os trabalhos do Programas podem ser acessados pelos links:
Instagram: https://www.instagram.com/ppgctsufscar/
Facebook: https://www.facebook.com/ppgcts.ufscar
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtl3jyklqZYgNaJGjCrBjkQ),
Página oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: http://www.ppgcts.ufscar.br/