O Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em parceria com a prefeitura, realizou o segundo dia de testes para detectar possíveis casos de coronavírus em profissionais do transporte. Segundo a diretora do Sest/Senat, Cristiane Gobesso, nessa terça-feira (9), foram realizados 100 testes, sendo que, nove tiveram resultados positivos. “São motoristas de caminhões, vans e ônibus”, esclareceu.
Os testes foram realizados ontem (9), no Terminal Rodoviário. De acordo com as informações, dois profissionais apresentavam sintomas leves e os demais nenhum sintoma. Todos foram orientados sobre os cuidados por equipes da Fundação Municipal de Saúde e encaminhados para tratamento. “A identificação de casos positivos permite que sejam adotados cuidados necessários, como isolamento, que é fundamental para impedir a transmissão do coronavírus”, destaca o prefeito João Teixeira Junior. “Quando temos parceiros que nos auxiliam na realização do trabalho todos saem ganhando”, acrescenta o prefeito Juninho.
A realização dos testes é resultado de parceria entre prefeitura e Sest/Senat, que providenciou a compra dos kits e fez a listagem dos profissionais que passariam pelos testes. A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu os técnicos para a realização do testes. Os exames têm os resultados emitidos em minutos. “O município tem empenhado esforços para reforçar ações preventivas e de cuidado com a população”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Cerca de 300 motoristas estão realizando os testes. “Esses motoristas têm contato com muitas pessoas diariamente e os testes são um cuidado preventivo que estamos adotando”, destaca a diretora do Sest/Senat, frisando que sem o apoio da prefeitura esse trabalho não seria possível.
Além deste trabalho, a prefeitura segue realizando os testes em equipes que atuam na área da saúde. O município providenciou kits para 14 mil testes rápidos, sendo que, 10 mil foram comprados pela prefeitura e o restante repassado pelo governo federal. Estão sendo atendidos profissionais de saúde e segurança, além de demais grupos com indicação de exame conforme protocolo municipal.
RÁPIDO SÃO PAULO
Na segunda-feira (8), os testes foram realizados na Rua 1, em frente à Estação Ferroviária, e quatro motoristas foram testados positivos para Covid-19. Sobre a situação dos motoristas do transporte público, o Diário do Rio Claro consultou a empresa que destacou que cederam o espaço para o atendimento da campanha.
Quanto aos funcionários que testaram positivo esclareceu: “É um funcionário que encontra se com contrato suspenso, os demais casos mencionados não se referem somente a funcionários da Rápido SP, pois foram realizados exames em funcionários de outras empresas que se enquadram na referida campanha mencionada”.
A empresa salientou as medidas realizadas para prevenção. “Todos os funcionários fazem uso obrigatório de máscaras, disponibilizamos no interior dos ônibus álcool em gel 70% para nossos colaboradores e usuários do sistema conforme determinam os órgãos de saúde e o Ministério Público do Trabalho. Os ônibus são limpos durante a noite e higienizados durante o dia no terminal, a cada 1h/1h30. O embarque de passageiros só é permitido com uso de máscara, conforme determinação. Todos os ônibus constam em seu interior as informações com cartazes de prevenção à Covid-19. No site da empresa estão disponíveis informações sobre prevenção”, comunicou.
AÇÃO
Nesta quarta-feira (10), os testes serão realizados no pátio do Posto Confiante 4, na Rodovia Washington Luís, via marginal, km 173, das 7 às 12 horas. “Quem pode fazer o teste são motoristas de ônibus e caminhão, ajudante e cobrador”, esclareceu a diretora do Sest/Senat.
Foto: Diário do Rio Claro