Cerca de 110 professores da rede municipal de ensino de Rio Claro participam até o mês que vem da formação “Práticas de ensino e manejo escolar”, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O público-alvo é formado por profissionais da Educação Especial.
A formação é oferecida a professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado na rede regular de ensino, além dos profissionais de instituições especializadas e professores do ensino regular.
Com a participação de profissionais especializados da Clínica Sem Limites – Rio Claro, a formação tem como objetivo auxiliar e capacitar profissionais da educação e saúde na aquisição de habilidades comportamentais e de aprendizagem para melhor atender os alunos. Hoje a rede pública municipal de ensino de Rio Claro atende aproximadamente 520 estudantes que são público-alvo da Educação Especial.
A capacitação inclui conceitos e práticas com base em evidência, observações, orientações e adaptações de atividades, com foco em adequações comportamentais, leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.
“Esse aprimoramento proporciona mais subsídios para os profissionais lidarem com o dia a dia da Educação Especial”, ressalta a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, acrescentando que “Rio Claro desenvolve trabalho em conformidade com o movimento mundial pela educação inclusiva, em defesa do direito de todos os estudantes estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”.
A Secretária da Educação também ressalta que a formação em andamento favorece a participação e o desenvolvimento dos estudantes no contexto da Educação Especial, por “proporcionar um espaço de reflexão, discussões teóricas sobre práticas de ensino e de manejo escolar”.