A professora de canto Nathielle Rodrigues, que encabeça o Coral do CPP Rio Claro, teve seu talento mais uma vez reconhecido. Ela foi a vencedora da terceira edição do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, realizado pelo Conservatório de Tatuí. Ela ficou com o Prêmio Maria d’Apparecida.
Com a premiação, ela integrará o elenco de solistas da Temporada Lírica de 2025 do Theatro Municipal de São Paulo. Além disso, participará do recital de premiação com orquestra, no Municipal de São Paulo. A professora destacou a importância desse prêmio: “Este concurso realiza seleção por todo país, são diversas eliminatórias e acontece pelo terceiro ano. Estou muito feliz com a conquista!”.
Nathielle deu início ao coral que reúne associados do CPP Rio Claro em março de 2023. Segundo a professora, os ensaios proporcionam momentos em que todos podem socializar através da música e desenvolver repertório eclético aprimorando sua própria voz. “Todos os professores têm como instrumento de trabalho seu aparelho fonador. Cantar em coral possibilita o fortalecimento vocal, a otimização da capacidade respiratória, melhorar a articulação na fala, ajustar a afinação e ter uma atividade diferenciada que nos enche de serotonina e ocitocina, diminuindo o estresse do cotidiano”, explica a professora que trabalha com o canto e educação musical há 12 anos.
As aulas de coral são voltadas para adultos, a partir de 18 anos, e acontecem semanalmente às quintas-feiras, a partir das 19 horas, na sala de cinema do Centro Cultural. Para os sócios do CPP Rio Claro não há custos para participar, enquanto que para a comunidade em geral o valor da contribuição é de R$ 30 por mês. Para participar, basta entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9.9738-9447, pelas páginas no instagram: @coralcpprioclaro ou @nathiellerodrigues, ou também comparecendo ao ensaio e se inscrevendo pessoalmente.
A professora
Toda a atividade é coordenada pela professora Nathielle Rodrigues, que é licenciada em música, arte educação e canto lírico. Sua trajetória musical teve início através de corais e projetos musicais em Rio Claro. A partir destas experiências, direcionou seus estudos profissionais para a música, concluindo a formação em canto lírico pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, também fez licenciatura em música e descobriu o encanto da educação musical, realizando especialização em arte educação e arterapia.
Foto: Divulgação