Em 1989 chegava à Rio Claro, o então estudante Renato Molina, nascido na capital, mas que veio para a Cidade Azul cursar UNESP, por aqui ficou e reside até hoje. Ele conta que jogou futsal por várias equipes e seleção de Rio Claro na década de 90. Subiu o Velo Clube de divisão e conquistando cada vez mais espaço em sua profissão. “Em 1997 ingressei na Academia da Força Aérea, onde trabalho com treinamento físico e futebol com os cadetes”, destacou sobre a atuação que desenvolve.
Agora, o professor Renato Molina, devido ao seu trabalho e empenho foi agraciado com a Medalha Mérito Desportivo Militar, criada pelo Decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006, destina-se a agraciar os militares das Forças Armadas brasileiras, os civis brasileiros, os policiais militares e os bombeiros militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais, além de militares e civis brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Desporto Militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais. “Essa medalha é um reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte nacional”, destacou.
A cerimônia ocorreu no dia 1º de setembro no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro, quando Renato recebeu a homenagem junto aos medalhistas olímpicos, que regressaram de Tóquio.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação