Mais um caso de violência contra professores dentro de escolas foi registrado na manhã dessa quinta-feira (19). Um professor acabou sendo esfaqueado por um aluno de 14 anos do Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, escola municipal que fica na Zona Leste da cidade de São Paulo.
A informação é que o estudante estava em troca de aula, viu o professor no corredor, deu o golpe e voltou para a sala de aula. Ele avisou os colegas de classe o que havia feito, em seguida também se feriu, mas foi contido por um outro profissional. Os dois foram socorridos, o professor em estado grave. O aluno não teria problemas com ninguém dentro da unidade, a suspeita é de que tenha sofrido um surto psicótico.
Infelizmente, não se trata de um caso isolado. Dados fornecidos pelo Governo do Estado de São Paulo ao Site UOL pela Lei de Acesso à Informação dão conta que, a cada dia, ao menos dois professores do ensino fundamental e médio são agredidos fisicamente por alunos dentro da sala de aula de escolas estaduais.
Os dados mostram que no ano passado foram feitos 434 Registros de Ocorrência Escolar de violência física dentro da sala de aula. Somente nos dois primeiros meses do ano letivo (fevereiro e março), foram 57 ocorrências.