O professor Nelson Leme da Silva Junior, supervisor da Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro e presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), participou nesta semana de audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O encontro aconteceu na quarta-feira (2) no Palácio do Planalto em Brasília, com participação de representantes dos conselhos regionais de vários estados.
Na oportunidade, o CREF4 homenageou o presidente com a entrega da Comenda Benemérito Especial da Educação Física. “Foi um feito importante já que essa foi a primeira vez que um presidente do CREF4 foi recebido pelo presidente da República”, destaca Nelson Leme. Além da homenagem, Leme discutiu com o presidente alguns temas relacionados ao setor, como a ampliação da carga horária de educação física na educação básica, a exemplo do que é feito em Rio Claro cujo currículo prevê três aulas por semana. “Essa proposta tem sido um pleito do CREF4 que, em parceria com outros conselhos regionais, pretende levar essa pauta ao Ministério da Educação”, explica.
Outros assuntos discutidos foram o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do profissional de educação física ministrar aulas em todos os segmentos do âmbito da educação básica, a participação de ex-atletas olímpicos como treinadores de alto rendimento, a necessidade de um PLC do executivo para corrigir vício de iniciativa na ADI 3428 e o reconhecimento da educação física como profissão de saúde.
Além da comenda, o presidente Jair Bolsonaro foi homenageado com o Discóbolo de Ouro, símbolo da educação física e maior honraria do setor concedida no país. “Não foi uma ação política e sim uma homenagem ao presidente que também é profissional de educação física”, observa Leme, que agradece o apoio recebido do prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, do secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, e do presidente da Câmara Municipal, André Godoy.
Do evento também participaram outros presidentes de conselhos regionais: José Edgar (CREF2/RS), Irineu Wolney (CREF3/SC), Jean Silva (CREF8/AM/AC/RR/RO), Antônio Branco, (CREF9/PR), Lúcio Beltrão (CREF12/PE), Rogério Moura (CREF13/BA) e o vice-presidente do CREF1/RJ, André Fernandes, entre outras autoridades.