Durante a pandemia, profissionais optaram por aperfeiçoar conhecimentos por meio de cursos de especialização – é o que mostra o levantamento elaborado pelo Instituto Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil. O número de alunos em pós-graduação foi de 1,3 milhão, crescimento de 4,8% em 2021 na comparação com 2019, antes da pandemia.
Porém, além da especialização, houve procura também pela primeira e segunda graduação. É o revela o professor Dr. Américo Valdanha Netto, gestor de Polos da Unicesumar e Coaching educacional, que assegura que “o contexto que a Pandemia nos impôs promoveu uma mudança de comportamento das pessoas”. Segundo Valdanha, a busca por cursos à distância aumentou consideravelmente, “pois os alunos conheceram os benefícios e a liberdade proporcionada por esta modalidade”. Em Rio Claro, o polo Unicesumar comemoram a marca de 300 alunos matriculados.
Sobre a Unicesumar em Rio Claro, Valdanha conta que a sede da instituição se encontra em Maringá-PR, com 33 anos de atuação no Ensino Superior, sendo 15 destes destinados ao EaD. Em Rio Claro a Instituição iniciou sua operação em 2019. A Unicesumar oferta 90 cursos de Pós-graduação em todas as áreas do conhecimento e 89 cursos de graduação, sendo 72 graduações 100% Ead e 17 graduações híbridas (cursos que tem encontros presenciais quinzenais).
Sobre o diferencial da unidade Rio Claro, o professor explica que o polo local atende a todas as exigências do MEC para uma instituição que é conceito 5 e tem por 10 anos consecutivos o IGC nota 4. “Mantemos a característica de toda a Unicesumar de valorizar e respeitar o relacionamento com nossos alunos (somos premiados por anos consecutivos pela avaliação do Reclame aqui). Em Rio Claro, em especial, temos o diferencial de que o Gestor do Polo é um Doutor e o Supervisor do Polo é um Mestre, isso tem feito diferença no suporte aos alunos que, por ventura, necessitem de maior atenção pedagógica, uma vez que eles têm a oportunidade de serem orientados presencialmente”, esclarece.
INSCRIÇÕES
O calendário acadêmico da Unicesumar é dividido em 4 módulos/ano e as matrículas são de fluxo contínuo, ou seja, o aluno pode iniciar seus estudos a qualquer momento ao longo do ano. Os interessados em estudar na EaD Unicesumar devem entrar em contato com o Polo. O candidato pode ingressar fazendo o vestibular, com sua nota do ENEM, com seu Diploma de outro curso Superior ou ainda se Transferindo de outra instituição. Todo o processo pode ser on-line, inclusive o vestibular. Mais informações: (19) 3557-5734.
ALUNOS
O número de alunos em pós-graduação foi de 1,3 milhão, crescimento de 4,8% em 2021 na comparação com 2019, antes da pandemia.
“Houve um desempenho muito bom, isso porque teve muita gente que ficou desempregada ou teve contrato de trabalho suspenso. Essas pessoas foram buscar uma especialização no formato de aulas remotas, [algo] que combina bem com esse púbico de pessoas mais velhas. É uma forma de aumentar o grau de empregabilidade”, disse o economista Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.
Segundo Capelato, a pós-graduação se reinventou com as aulas remotas. Se por um lado os alunos sentiram falta da convivência com os colegas, por outro ficaram satisfeitos com a falta de necessidade de deslocamento até o local das aulas. “O formato híbrido ficou mais forte, tem maior apelo”, disse.
A graduação, por sua vez, recuou 5% no mesmo período. “A gente teve uma queda na graduação, isso se dá muito porque as aulas deixaram de ser presenciais. Então, houve uma queda importante, que só não foi maior porque a educação à distância continuou crescendo na pandemia. No começo de 2020, antes da pandemia, houve uma entrada boa de ingressantes”, disse.
Entre os alunos de mestrado e doutorado, apesar de ter ocorrido uma redução de 1,7% entre os anos de 2019 e 2020, houve um crescimento considerável de 18,1% em 2021, chegando a 441 mil matrículas.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação