A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do governo de São Paulo, está com uma série de cinco vídeo que serão divulgados em seu canal no YouTube e nas redes sociais, com dicas para a Black Friday 2023. Este evento acontece no próximo dia 24, mas já movimenta empresas com ofertas, especialmente em compras pela internet. Além disso, criou na área de registro de reclamações de seu site um “selo” específico para facilitar os registros de eventuais reclamações durante este período de intensas ações comerciais.
O objetivo da iniciativa é auxiliar os consumidores que pretendem participar do evento a fazer compras seguras, sem cair em falsos descontos, nem na armadilha de comprar por impulso.
Os vídeos, gravados pela especialista em defesa do consumidor do Procon-SP, Ligiane Serrano, traz dicas como: pesquisar o histórico dos preços dos produtos desejados; conferir se o valor do produto se manterá durante todo o processo de compra; cuidados para não cair em falsas promessas de descontos enviadas por e-mail ou redes sociais, entre outros.