Até a tarde de ontem (26), o Procon-SP recebeu 261 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações na Black Friday. A queixa mais relatada entre quinta e a manhã dessa sexta-feira (26) foi quanto a atraso ou não entrega de produto/serviço, um total de 67, que correspondem a 26% do total dos casos.
“Como muitas empresas acabam ampliando a Black Friday para promoções na semana do evento ou até no mês, o consumidor que se antecipou nas compras já enfrenta problemas com a entrega do produto. Se esse é o seu caso, não perca tempo tentando contatar a empresa, faça logo uma reclamação no site do Procon-SP, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “Os fornecedores vão ter que cumprir o que prometeram ao consumidor, caso contrário o Procon-SP irá multar”, conclui.
Outros dos principais problemas relatados foram: pedido cancelado após a finalização da compra (45 reclamações, 17% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (35 queixas, 13%); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (33 casos, 13%); produto ou serviço indisponível (20 casos, 8% do total).
Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 209 consultas sobre o tema.
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Golpes e sites falsos
O consumidor deve estar alerta para a existência de empresas fantasmas que criam sites falsos e oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser sempre checados antes de qualquer compra ou contratação.
Conferir o endereço no Google Maps e observar se a empresa tem como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade; consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se a empresa foi criada há poucos dias são medidas importantes.
Antes de realizar uma compra online é recomendável também consultar a lista de sites de empresas que são más fornecedoras; a lista “Evite esses Sites” é disponibilizada no site do Procon-SP;
Além disso, deve-se evitar clicar em links enviados por email, WhatsApp ou mensagens; o indicado é o consumidor buscar a empresa por sua própria iniciativa. “Tome você, consumidor, a iniciativa de procurar o site. É muito mais seguro e assim é mais fácil evitar problemas”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Boletos Falsos e Pix
É fundamental ter muito cuidado com boletos falsos; o consumidor deve ler o boleto com cuidado e conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc.
Caso o consumidor caia nesse golpe, pode procurar o Procon-SP, ou o Procon de sua cidade, para que o órgão de defesa tente intermediar uma solução com o banco.
Outro ponto a ser observado é quanto ao pagamento via Pix – o consumidor deve se assegurar quanto ao destinatário do pagamento, já que esse meio não possibilita estorno de valores.
Pesquisa de preços
É importante fazer uma pesquisa de preços, evitando comprar no primeiro local e comparando os valores em diferentes fornecedores.
Verificar o preço total, incluindo todas as despesas, como preço de frete, eventuais despesas contratuais e, no caso de compras a prazo, o valor das prestações, os juros etc. também são medidas necessárias.
“O fornecedor é obrigado a indicar de maneira ostensiva, deixando claro e muito bem informado, o preço global do produto ou serviço”, explica o diretor do Procon-SP. “O consumidor, por sua vez, deve prestar atenção ao valor total que irá pagar, comparar esse valor entre os diferentes locais pesquisados e não se deixar impressionar por cifras e descontos expressivos, prestando atenção se o preço total é de fato interessante”, conclui.
Liste suas prioridades
O Procon-SP recomenda que o consumidor faça uma lista do que pretende comprar, elegendo um limite de gastos para que o orçamento não fique prejudicado ao final da Black Friday.
“Faça uma lista das suas prioridades para não sair da Black Friday endividado. Priorize o que você realmente estava precisando comprar ou esperando por uma boa oportunidade. Não se deixe influenciar por essa quantidade de promoções que as empresas estão fazendo”, alerta Capez.
Foto: Hércules Marcos