Uma usuária da Unidade de Saúde do Wenzel, que terá o nome preservado, procurou o Diário do Rio Claro para expor a situação do posto. Segundo ela, não é de hoje que tem visto de perto os problemas na estrutura do prédio. Mas decidiu reclamar devido ao que tem ocorrido principalmente nos últimos dias. No último sábado (4), durante a Campanha de Vacinação, a mulher levou o filho para ser imunizado e relata que viu uma cena que a deixou indignada. “Alguns cômodos estavam todos alagados. Uma funcionária precisou ficar puxando a água com o rodo e secando para que ninguém caísse”, declarou.
De acordo com a paciente, o prédio está em situação crítica. “Já faz muito tempo que vejo e me questiono onde estão os recursos para reformar o local? É direito nosso ter um ambiente apropriado para ser atendido. E os funcionários que ficam o dia todo? Em dias de chuva fica pior”, relatou.
A denunciante voltou nessa segunda-feira (6) até a unidade e conseguiu registrar por meio de fotos a precariedade. É possível constatar infiltrações, mofo, baldes sendo utilizados para conter as goteiras, salas alagadas e até uma delas foi interditada. “Fiquei sabendo que é a sala da assistente social. Estava caindo até os azulejos”, disse.
Nas imagens, um risco é visível: goteiras que correm pela fiação elétrica e, mesmo assim, lâmpadas acesas, já que praticamente todas estão na mesma condição.
Um outro paciente do local disse que chegou a solicitar providências. “Eu me preocupo com a chegada de chuvas fortes. Esses últimos dias está chovendo, mas moderado. E quando for com mais intensidade? O prédio já ficou alagado outras vezes e ninguém fez nada”, afirmou.
A Unidade Básica de Saúde Doutor Mário Fittipaldi atende na Avenida 62, no bairro Wenzel.
PREFEITURA
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro esclarece através de nota que o processo licitatório para contratação da empresa que irá efetuar a reforma na Unidade Básica de Saúde do Wenzel já está em fase final. O investimento nessa reforma é da ordem de R$ 440 mil.
Sou usuário desta Unidade de Saúde e desde o ano passado em períodos de chuva ocorre alagamentos nesta UBS. Até quando o Prefeito Municipal vai prometer melhorar a saúde dessa cidade? Já se passaram 21 meses de governo e até agora só vimos escândalos e a piora dos serviços públicos.