Pausa na parte técnica para falarmos sobre alguns princípios que farão toda a diferença nos seus investimentos: diversificação e longo prazo.
Você já ouviu o ditado “nunca deixe todos os ovos na mesma sexta”? Pois é, nos investimentos esse ditado funciona muito bem.
Não podemos deixar todo o nosso dinheiro no mesmo ativo, pois caso haja algum problema com ele, perderíamos tudo de uma só vez. Ou seja, você precisa ter um pouco de dinheiro em cada lugar e assim garantir que você não esteja exposto ao extremo risco.
E aí entra o segundo princípio: o longo prazo. Quando falamos em investimento, principalmente em renda variável, as oscilações no curto prazo são grandes, porém no longo prazo podemos corrigi-las escolhendo bons ativos.
“Mas o que você quer dizer com isso Fer?” Quero dizer que muitas pessoas se desesperam com seus investimentos por ficarem presos a essas pequenas mudanças de preços do dia-a-dia, quando na verdade, poderiam estar felizes com algumas quedas de preços, pois seus ganhos seriam maiores no longo prazo.
Por isso, quero deixar um termo aqui para vocês pesquisarem: “Buy and Hold” para que vocês entendam o poder do longo prazo no mundo dos investimentos. Vocês verão que uma rentabilidade de 1% faz total diferença ao passar dos anos!
Esses princípios são mais valiosos do que qualquer técnica para escolher investimentos, pois se você escolher bons ativos, mas não tiver bons princípios, de nada adiantará.
O mais legal é que esses dois princípios servem também para a sua vida, precisamos ampliar nossos horizontes e nunca deixar todas as expectativas em uma só solução, pois há um universo de possibilidades. Assim como a nossa vida, por mais que exista apenas no hoje, não deixa de ser uma construção, e se olharmos lá na frente, veremos uma série de coisas que com o foco apenas no hoje, não enxergaríamos.
Levem esses princípios a sério e coloque-os em prática na hora de investir, eles farão toda a diferença nos resultados de vocês.