A primavera chegou às 4h50m dessa segunda-feira (23) e segue até 22 de dezembro. O período representa, para o sudeste, o retorno da chuva e do calor que já predominou por alguns dias mesmo sem a mudança da estação, mas tem oscilado. Os temporais também são mais previstos nesta época.
Embora esta seja a característica, a região sudeste deve enfrentar irregularidade com chuva e tempo seco. Ao longo do mês de outubro é que são previstas pancadas de chuva, só que mal distribuídas. O volume deve ficar abaixo da média na maioria das áreas, como aponta previsão do Climatempo.
Porém, para Rio Claro, a previsão aponta chuva dentro da média ou até acima. “A previsão para o trimestre do CPTEC é que no sul da região sudeste a chuva fique acima do esperado. Para Rio Claro, está dentro da expectativa e, em outras áreas, pode ficar abaixo. É uma previsão feita para o Brasil inteiro. A média esperada registrada no campus Unesp do Bela Vista é de 419 milímetros para o período”, disse o técnico Carlo Burigo.
As temperaturas para a estação deveriam ficar entre 24 e 26 graus, mas os estudos já apontam que também devem ficar acima do normal.
Próximos dias – De acordo com comunicado do Centro de Monitoramento Paulista (CNP), estima-se que entre os dias 25 e 26 um fenômeno conhecido como “Cavados Atmosféricos” provoque chuvas fortes e volumosas em todo o estado de São Paulo.
O técnico do Ceapla confirma que há previsão de chuva. “Com a aproximação de nova frente, deve trazer chuva para quarta e quinta-feira, que pode ser acompanhada de descargas elétricas, rajadas de ventos e até com granizo, principalmente se for no período da tarde. Agora, começam as famosas chuvas de verão. Temperatura e umidade altas levam para esta formação”, observou Carlo Burigo.
Já o invernou se despediu com chuvas abaixo da média para Rio Claro. De acordo com dados do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp, o volume total foi de 82.7, sendo que o esperado era de 114 milímetros. A estação também foi a mais quente em comparação ao ano passado.
Saiba quais são as flores mais indicadas para cultivo na primavera
A primavera é, sem dúvidas, a estação mais bonita e florida do ano. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Este fenômeno marca o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade UNIVERITAS/UNG, Marta Greiner, é preciso se atentar para o tempo necessário entre o plantio e o florescimento das plantas. “A flores da primavera devem ser plantadas com três a quatro meses de antecedência, ou com um tempo maior, dependendo da espécie escolhida. Folhagens e suculentas podem se desenvolver rapidamente, produzindo efeitos muito bonitos em jardins e até mesmo no interior das casas, prédios ou qualquer outro local”, explica.
As flores indicadas pela bióloga para o cultivo na primavera são: Caliandra, Gloxínia, Heliconia, velloziana, Ipomeia, Canna limbata, Begônias, Alamanda, Buganvília, Onze horas e Caladium.
Dicas para todos os tipos de plantas:
Na primavera, podem ocorrer chuvas fortes que lavam o solo e não infiltram, por isso, é muito importante verificar se a planta precisa de água todos os dias, principalmente se a muda estiver em solo arenoso.
Muitas plantas apresentam desenvolvimento de folhas novas nesse período, o que pode atrair muitas pragas.
Os pulgões são grandes vilões e cochonilhas adoram esse momento para infestarem as plantas. O spray de óleo de neem é um excelente produto para controlar essas pragas. Lembre-se de retirar folhas e ramos que secaram no inverno.
Outra dica importante neste período é a limpeza, poda e adubação para as plantas que terão um longo tempo para se adaptarem em novos vasos ou espaços de jardim, além de um solo rico em matéria orgânica.