O Hemisfério Sul se despede do inverno neste domingo (22) quando chega a primavera. A estação das flores começa às 9h44 (hora de Brasília) de 22 de setembro e termina à 6h20 do dia 21 de dezembro de 2024, quando dará espaço ao verão. A primavera tem duração de 90 dias e é caracterizada pela floração e transição dos períodos seco e chuvoso do ano.
A chegada da primavera não deve diminuir as ondas de calor, secas prolongadas e incêndios florestais em diversas regiões como ocorreram no inverno. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera deve manter o clima seco que permeou o inverno pelo menos até meados de novembro. O prognóstico foi elaborado pelo Inmet em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
Não há previsão de chuva para os próximos dias, e elas devem ocorrer somente em outubro. “A perspectiva é de que até os dias 25 e 26 o sinal ainda é muito baixo, e deve retornar somente na primeira semana de outubro. Teremos dias consecutivos com chuvas principalmente entre os meses de novembro e dezembro, assim as temperaturas ficarão mais amenas com elevação da umidade do ar”, explica a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, em entrevista à Rádio Nacional.
Conforme a previsão, “as chuvas podem ficar acima da média, principalmente em pontos isolados. No entanto, a qualidade e o volume de chuvas, durante a estação, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia”.
Rio Claro
Em Rio Claro, a primavera começa quente e com pouca chuva. Conforme o IPMet/Unesp, o calor deve ser intenso nesse primeiro dia da estação com temperatura variando entre 17°C e 37°C, e umidade relativa do ar chegando a menos de 30% no período da tarde. A temperatura deve ficar em elevação nos próximos dias atingindo a casa dos 39°C e índice de umidade do ar abaixo dos 20%.
Fenômeno La Niña
Ao contrário da primavera de 2023, que sofreu a influência do El Niño, essa estação terá a influência do La Niña que deve começar “fraco”. “O fenômeno climático La Niña deve iniciar ainda em setembro com 58% de chances no trimestre que vai até novembro. Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%, aponta o Inmet, observando que a previsão levanta preocupações sobre os impactos no início da safra de verão.
Por Redação DRC / Foto: João Ricardo Zampin