A Polícia Militar do Estado de São Paulo, representada pelo comandante-geral, coronel Marcelo Vieira Salles, participou da 126ª edição da Conferência Internacional de Chefes de Polícia, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 29 de outubro.
Promovido pela (IACP) Associação Internacional dos Chefes de Polícia, o encontro objetivou aprimorar as atividades de segurança pública e otimizar os programas de combate ao crime, por intermédio da troca de experiências entre chefes de polícia de todo o mundo.
Na última terça-feira (29), houve um bloco de debates dedicado ao combate ao suicídio de policiais. De acordo com Paul M. Cell, chefe de polícia, presidente da IACP, trata-se de um problema que exige atenção global. “Perdemos muitos dos nossos (policiais) para o suicídio. Precisamos nos comprometer a entregar melhores condições de trabalho aos agentes de segurança”, afirmou.
Durante a apresentação – que contou com a participação de representantes das polícias de Buffalo (New York), Chicago, Los Angeles e da França – foram expostos dados que realçam a importância do debate acerca do tema.
Na França, por exemplo, o índice de suicídio de agentes de segurança é 36% maior do que o registrado pelo restante da população. No mesmo país, 24 policiais tiraram a própria vida apenas nos primeiros seis meses de 2019. Já nos Estados Unidos, por sua vez, foi constatado que mais policiais morrem por suicídio do que no cumprimento de seus deveres.
“Os líderes das polícias em todo o mundo já identificaram a importância da questão e a necessidade de que ela seja ampla e abertamente debatida. Para tratar efetivamente desta questão, é preciso que todos os níveis das forças policiais estejam preocupados com a saúde mental de seus agentes, tanto quanto se preocupam com seu bem-estar e com a sua segurança física”, afirmou o presidente da IACP.