No Dia das Mães, comemorado nesse domingo (9), agentes da Secretaria de Saúde de Rio Claro estarão nos cemitérios São João Batista e Parque das Palmeiras para orientar os visitantes sobre medidas preventivas à dengue. A Secretaria de Saúde também terá equipes da Vigilância Sanitária realizando barreira sanitária nas entradas do cemitério municipal para orientações sobre o combate ao coronavírus.
O município registrou nesta semana nove casos de dengue, totalizando 91 casos neste ano. Levantamento da Vigilância Epidemiológica aponta que Rio Claro tem neste ano três casos de chikungunya e nenhum de zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti.
O trabalho neste domingo será realizado das 7h30 às 16h30 por equipes do Centro de Controle de Zoonoses, que estarão nas entradas dos cemitérios para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados, principalmente para que embalagens plásticas e vasos não venham a se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Para que o trabalho tenha resultado é importante que a comunidade atenda às recomendações dos agentes. Devem ser evitados saquinhos plásticos envolvendo arranjos de flores, assim como vasos e pratinhos de plantas, já que as embalagens e recipientes são reservatórios de água e podem ser usados na reprodução do Aedes aegypti. Até mesmo as embalagens amarradas podem ser usadas como criadouros do mosquito.
A colaboração da comunidade no combate ao Aedes é fundamental e é importante que todos estejam atentos na eliminação dos criadouros. Jogar o lixo em locais adequados e não deixar acumular água são ações simples e eficazes para evitar o aumento de casos de dengue na cidade.
Foto: Divulgação