Desde ontem, dia 2 de maio, prestadores de serviço de Internet que atendem Rio Claro e algumas cidades da região podem solicitar a ativação de estações de 5G.
A possiblidade vale também para cidades próximas como Araraquara, Conchal e São Carlos, entre outras. A lista completa pode ser consultada no site oficial da Anatel.
A decisão de liberar a ativação das estações foi tomada pela Agência após reunião do grupo responsável por analisar a implantação da tecnologia no País, e envolveu mais de 280 outros municípios, no total.
Com essa antecipação, quase mil cidades brasileiras passam a ter liberada para utilização pelas estações 5G a faixa de 3,5GHz. Nessas quase mil cidades, vivem mais de 60% da população brasileira.
A liberação da faixa, entretanto, segundo a Anatel, não garante que as redes 5G sejam imediatamente instaladas, pois isso depende do cronograma elaborado por cada prestadora de serviço de Internet.
Vale ressaltar, também, que não é todo smartphone que será capaz de operar na tecnologia 5G. Para isso, ele precisa ter sido homologado pela Anatel, o que também pode ser verificado em uma área específica do site da entidade. O link é https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g
Também é importante lembrar que as pessoas que recebem em casa o sinal da TV Aberta por antena parabólica têm de fazer a adaptação do equipamento para evitar interferências.
Famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Para que haja atendimento, é necessário agendar a instalação dos novos equipamentos. Detalhes podem ser consultados no site da Siga Antenado. Ou pelo telefone 0800-729-2404.
O que é 5G
De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas.
Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.
Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil