Por volta das 15h20 dessa quinta-feira (12), presos iniciaram uma rebelião no Centro de Detenção Provisória “Nelson Furlan”, localizado na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), km 4,5, em Piracicaba. Presidiários atearam fogo a colchões e as chamas puderam ser avistadas à distância.
Em nota encaminha à imprensa, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) esclareceu que a situação foi controlada no CDP.
Segundo a nota, no início da tarde de quinta-feira (12), presos da unidade solicitaram atendimento para um companheiro de cela, pois supostamente este teria caído do beliche. Ao iniciar os procedimentos de retirada do preso do pavilhão, contudo, os agentes foram ameaçados pelos detentos, que tentaram fazê-los reféns.
Como os funcionários conseguiram impedi-los, trancando o pavilhão, os detentos deram início a um tumulto, queimando colchões. O Grupo de Intervenção Rápida foi acionado e fez a contenção, acabando com o tumulto. Não houve reféns. Os detentos do pavilhão onde aconteceu a ocorrência foram recolhidos e foi realizada revista na unidade. A visita deste fim de semana está suspensa para a devida apuração, de acordo com a SAP.