A prefeitura de Rio Claro fez, na manhã e tarde de quarta-feira (16), mais uma recolha de materiais descartados irregularmente na cidade. Dessa vez, a ação foi feita em terreno atrás do ecoponto do São Miguel, na Avenida 64, com o Anel Viário.
O serviço foi realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do departamento de resíduos sólidos, e da Secretaria Municipal de Segurança, com a presença da Guarda Municipal.
Grande quantidade de entulho de construção civil, restos de poda e material reciclável foram retirados do local, totalizando aproximadamente 90 toneladas de materiais.
“Além de realizar constantemente o trabalho de limpeza na cidade, também oferecemos diversos serviços para o descarte correto de materiais, mas lamentavelmente ainda há atitudes irresponsáveis como essa, feita por uma minoria, que atrapalha a manutenção da limpeza”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
A ação dessa quarta-feira também foi importante para a segurança do local. “Aquela área ficou mais limpa e arejada, o que desestimula a presença de maus elementos no local”, destaca o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer, ressalta que não há motivos para o descarte irregular na cidade, já que a prefeitura disponibiliza uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros; e os seis ecopontos, que abrem todos os dias da semana.
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, aos sábados, das 8 às 17 horas, e aos domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia.