A prefeitura de Rio Claro continua trabalhando para melhorar a infraestrutura das escolas da rede municipal de ensino, que atende cerca de 20 mil alunos. Vinte e seis escolas de ensino fundamental ganharam novo mobiliário com investimentos superiores a R$ 1,7 milhão. A entrega dos móveis foi concluída nesta semana e professores e alunos já podem trabalhar e estudar com mais conforto. A iniciativa beneficia mais de dez mil alunos.
No total, foram entregues 418 conjuntos escolares para professores (mesa e cadeira) e 7.113 conjuntos para os alunos (carteira e cadeira), com mesas e cadeiras adequadas à faixa etária e às medidas dos estudantes. “Ter um mobiliário confortável e adequado também influencia no aprendizado das crianças, e nosso objetivo é atender cada vez melhor nossos alunos e professores”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.
O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, ressalta que essa é uma das ações realizadas pela prefeitura para melhorar a estrutura física e a qualidade do ensino nas escolas. “O novo mobiliário vai proporcionar maior comodidade aos nossos alunos e educadores”, comenta Moreira.
O mobiliário antigo passou por triagem e manutenção, com reutilização das peças em boas condições. “Parte do mobiliário retirado das escolas foi doada a entidades e o restante foi guardado para futuras reposições”, explica Paulo Apolari, diretor de Planejamento da Secretaria da Educação.
Os recursos para compra dos móveis foram disponibilizados ao município pelo Ministério da Educação, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O dinheiro veio com destinação específica, ou seja, somente poderia ser usado para a compra de móveis escolares cujas especificações técnicas foram definidas pelo Ministério da Educação
Foto: Divulgação