Pelo menos dez caminhões lotados de lixo e descartes, equivalentes a aproximadamente 100 toneladas, foram retirados na quarta e quinta-feira (28) pela prefeitura do trecho da estrada para Ajapi, na altura do bairro Cachoeirinha.
Com um triste detalhe: o material foi jogado em área ao lado das caçambas que o município coloca à disposição da comunidade para que seja feita a destinação correta de materiais. “É lamentável, a falta de educação de poucos prejudica uma grande quantidade de pessoas, e dificulta e encarece as ações de limpeza da prefeitura”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
A retirada das toneladas de lixo foi feita pela Secretaria Municipal de Obras. Para o secretário Paulo Roberto de Lima, o lixo jogado ao lado das caçambas mostra pouco senso coletivo de alguns. “Voltamos a pedir colaboração, manter o município limpo não depende apenas do poder público, precisamos da ajuda de todos”, frisa.
O diretor municipal de Obras Públicas, Válter Godoy, lembra que quando todos colaboram e fazem o descarte correto do lixo e sujeira, a prefeitura ganha agilidade nos serviços de manutenção necessários em bairros e distritos. “Descartar lixo de maneira correta é um modo da gente zelar pela cidade em que vivemos”, resume.
De acordo com Valdirene Andrade, funcionária da sub-prefeitura de Ajapi, onde reside há 20 anos, é comum naquele trecho encontrar lixo nas proximidades, enquanto as caçambas estão quase vazias ou ocupadas apenas até a metade. “Temos quatro, às vezes cinco caçambas disponíveis ao mesmo tempo, e mesmo assim alguns não colaboram”, lamenta, informando que as caçambas são esvaziadas periodicamente.
As caçambas na estrada para Ajapi são exemplo dos serviços que a prefeitura oferece para que seja feito o descarte correto de materiais. Rio Claro ainda conta com seis ecopontos, coleta de lixo domiciliar três vezes por semana em cada bairro, coleta de recicláveis e serviço mensal de cata bagulho, com calendário disponível no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.