De móveis usados a galhos de árvores, Rio Claro retira quatro toneladas de entulho por dia somente com o serviço de Cata-Bagulho, o que compreende cerca de 80 toneladas de itens inservíveis por mês. Segundo a Prefeitura, um dos objetos mais descartados a partir do serviço são sofás velhos.
O caminhão Cata-Bagulho da prefeitura passa uma vez por mês em cada bairro, recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis. Basta colocar o material na calçada, em frente de casa, antes das 7 horas no dia em que o caminhão passa no bairro. O calendário está disponível todo mês no site da Prefeitura. Nesta terça-feira (28), ele passa pelos bairros: Vila. Aparecida, Zona Central. Na quarta-feira (29), Vila Paulista, Vila Horto Florestal, Jardim Conduta, Parque Florida, Jardim Tijuca, Jardim Do Horto (Campos do Conde).
Na quinta-feira (30), Bairro da Saúde, Vila Santo Antônio, Jd. Donangela, Cidade Jardim, Anexo Cidade Jardim, Vila Paulista, Jardim Residencial Copacabana, Jardim Porto Fino, Jardim Leblon. Na sexta-feira (31), Jardim Itapuã, Jardim Kennedy, Jardim Anhanguera, Bairro do Estádio, Bairro Olímpico, Jardim Quitandinha, Jardim do Trevo, Chácara Luza, Jardim Valeria, Jardim Rio Claro, Jardim Shangrilá. Na segunda-feira (3), São Benedito, Boa Morte, Consolação, Jardim Claret, Cidade Claret I e II, Jardim Mirassol, Vila do Radio, Santa Cruz, Vila Ribeiro.
ECOPONTOS
Além do serviço diário do Cata-Bagulho, a Prefeitura ainda disponibiliza o atendimento pelos Ecopontos, espalhados em diversos bairros do município. A prefeitura volta a reforçar a orientação para que a comunidade colabore e faça o descarte correto de materiais. Além de ser ilegal, jogar resíduos em vias e terrenos atrapalha os serviços de manutenção da cidade.
Perde-se tempo e dinheiro público para remover materiais que têm local certo para serem descartados. Os ecopontos de Rio Claro abrem de segunda a sexta-feira, das das 8 às 20 horas, aos sábados, das 8 às 17 horas, e aos domingos e maioria dos feriados, das 8 horas ao meio-dia. Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3-JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua -A, Avenida M-21), e Jardim São Paulo (Rua 1-A).
Foto:Diário do Rio Claro