A prefeitura de Rio Claro prepara mudança de serviços de saúde para o imóvel na Avenida 2 entre as ruas 3 e 4, no Centro. O local, onde até o ano passado funcionou a Fundação Municipal de Saúde, está passando por adequações e, em breve, receberá o dispensário municipal de medicamentos de alto custo, que hoje está no Bairro Santana.
“As readequações que estamos providenciando na estrutura e serviços de saúde fazem parte de nossa busca constante pelo melhor atendimento à população e à otimização dos trabalhos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na sexta-feira visitou o prédio da Rua 2 junto com a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.
De acordo com a secretária de Saúde, as obras no imóvel estão avançadas e a perspectiva é de que, até o mês que vem, o setor de medicamentos de alto custo seja transferido para o local. “Por se tratar de área central, o acesso ficará mais fácil para muitos dos usuários desse serviço”, explica Maria Clélia.
De acordo com o planejamento do município, outros serviços devem, por etapas, serem transferidos para o prédio da Avenida 2, onde já estão setores como o de coordenação da rede de Atenção Básica. À medida que as adequações forem feitas, devem ser transferidos para o imóvel os setores de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest), o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Esse é mais um investimento feito pela prefeitura no setor de saúde. Desde janeiro de 2017, a administração municipal realizou mais de 32 mil procedimentos no Espaço Mais Saúde, entregou seis novas unidades de saúde, adquiriu três novas aparelhos de raios-x para as unidades de urgência e emergência, implantou a segunda base do Samu na região sul, ampliou em 17 veículos a frota da saúde, criou o programa Farmácia Todo Dia, que entrega medicamentos também nos feriados e finais de semana, entre outras melhorias.