A creche que a prefeitura de Rio Claro implantada no Jardim Residencial das Palmeiras está na etapa final de construção e o município já providencia obras complementares no entorno da nova unidade de ensino. Duas lombadas estão sendo instaladas na Estrada dos Costas nas imediações da escola, e por isso o trânsito fica interditado nesta quarta-feira (29) em trechos da via entre a rotatória localizada ao lado de concessionária de veículos e a Rua 30.
“Mesmo com as aulas presenciais suspensas devido ao novo coronavírus, seguimos firmes nas obras de construção de novas escolas e quando as atividades presenciais forem retomadas, os alunos e pais terão maior segurança para chegar e sair da creche com um trânsito melhor organizado”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, que acompanhou na terça-feira (28) parte da colocação das novas lombadas, iniciativa que também foi solicitada pelos vereadores Ney Paiva e Adriano La Torre.
Além dos dispositivos de controle de velocidade, a prefeitura também está renovando a pintura da faixa de ciclovia que há no trecho e também vai reforçar a sinalização horizontal e a vertical. Após avaliação técnica, o departamento de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, também vai ampliar área de estacionamento de veículos naquelas proximidades, onde está o condomínio San Marino.
A nova creche do Palmeiras vai atender 188 crianças de zero a três anos em período integral. É uma das seis escolas que estão sendo construídas pela prefeitura. Outras três já estão em funcionamento nos bairros Esmeralda, Vila Alemã e Terra Nova, e a nova creche do Araucária entra em funcionamento assim que as aulas forem retomadas, totalizando dez novas escolas providenciadas pela administração municipal.
Lombadas
Além de melhorar as condições do tráfego perto da nova creche, a ação da prefeitura também faz parte de iniciativa em que 70 lombadas estão sendo implantadas em vários trechos movimentados da cidade. Até agora, quase 50 dispositivos foram colocados. Proximidades de escolas, e unidades de saúde, por exemplo, estão sendo contemplados. As novas lombadas seguem o padrão determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“É um trabalho fundamental, mas que precisa da colaboração de motoristas e pedestres para dar os resultados que todos esperamos”, destaca o prefeito. “Todas as iniciativas para melhorar o trânsito só são efetivas quando os condutores e transeuntes fazem sua parte obedecendo as leis e a sinalização”, completa Juninho.
Foto: Divulgação