A prefeitura de Rio Claro realiza nesta quarta-feira (25) reunião com representantes das escolas de samba e da Uesca (União das Escolas de Samba da Cidade Azul) para discutir a possibilidade da volta do Carnaval em 2019. A reunião será realizada à noite na sede da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo.
Assim como ocorreu no ano passado e neste ano, a prefeitura não irá investir recursos públicos na realização do Carnaval. A ideia é buscar recursos com a iniciativa privada para realizar a festa popular. “A prefeitura tem outras prioridades para empregar o dinheiro público, porém poderá colaborar com o Carnaval disponibilizando equipamentos públicos”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Os equipamentos públicos incluem piso de qualidade para desfile dos carros alegóricos e foliões, iluminação pública adequada, local para o desfile, organização do trânsito na região e a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Toda a infraestrutura complementar, como recursos financeiros para as escolas de samba, sistema de som, arquibancada, camarotes, iluminação da pista e banheiros químicos, terão que ser custeados pela iniciativa privada. “Estamos trabalhando em busca de parceiros que possam nos ajudar a realizar o Carnaval no próximo ano”, afirma o secretário dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado.
O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, destaca a necessidade de união entre a prefeitura, a Uesca e as escolas de samba para a organização do evento. “Somente dessa forma vamos conseguir realizar a festa popular”, afirma André Godoy, que também está trabalhando em busca de patrocínio para viabilizar o Carnaval.
Em 2017 e 2018, Rio Claro não teve desfiles de Carnaval. A prefeitura realizou o Carnaval da Família no Jardim Público.