A pandemia do novo coronavírus impede há mais de um ano o atendimento presencial de alunos na rede pública municipal de ensino de Rio Claro. Com atividades remotas sendo realizadas desde então, nesta semana, pela primeira vez estudantes da região rural estão recebendo em casa as atividades pedagógicas, ao invés de terem de se deslocar às unidades de ensino.
A entrega do material escolar nas residências dos alunos das escolas Laura Penna Joly, em Ajapi, e Benedicto José Zaine, em Ferraz, começou na terça-feira (13) e será feita periodicamente pela prefeitura. Na primeira entrega, além das atividades e textos explicativos, as famílias dos estudantes também receberam cestas verdes com verduras, frutas e legumes, além de ovos de Páscoa.
“Queremos que as aulas presenciais sejam retomadas o quanto antes, mas enquanto isso não é seguro, trabalhamos firme para que nossas crianças tenham ensino de qualidade, inclusive facilitando o acesso dos alunos das regiões mais distantes ao material escolar”, comenta o prefeito Gustavo Perissinotto.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, um dos maiores desafios das aulas remotas é garantir o máximo possível de comprometimento de alunos e familiares mesmo com as atividades escolares realizadas à distância. “Nossa iniciativa ajuda a superar a barreira da distância aos alunos de Ajapi e Ferraz”, acrescenta, lembrando que outra ação nessa linha foi a veiculação de material pedagógico na TV aberta. “Mais do que nunca, é preciso reforçar o vínculo do aluno com a escola”, acrescenta.
De acordo com a diretora das duas escolas municipais de Ajapi e Ferraz, Luciana Cristina Borges Dias de Arruda, os alunos beneficiados são aqueles que, em situação normal, utilizam o transporte escolar no dia a dia para irem à escola, pois moram longe. “Esta é a primeira vez que eles recebem o material pedagógico em casa”, confirma, destacando a importância da iniciativa e a comodidade para as famílias dos estudantes atendidos.
Foto: Divulgação