Melhorar a organização viária para benefício de pedestres e condutores. Essa tem sido uma das prioridades da prefeitura de Rio Claro desde o início deste ano, por meio de uma série de intervenções. Entre elas, a implantação e substituição de placas indicativas nas vias da cidade, trabalho que ganhou novo fôlego a partir de janeiro. Até a quinta-feira (6), 723 dessas placas foram trocadas ou colocadas no município, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “É um importante auxílio para as pessoas, ajudando na orientação de moradores da própria cidade e de fora”, observa o prefeito Gustavo Perissinotto.
Os meses de janeiro (com 203) e abril (258) foram os que mais tiveram colocação ou troca de placas de trânsito neste ano, até agora. São indicações de direção para bairros, de paradas de ônibus, mão de direção e outras. Em fevereiro houve 133 intervenções, em março foram 90 e, neste início de maio, mais 39. “Este trabalho de melhoria na sinalização viária que a administração municipal está realizando atende uma grande demanda dos motoristas”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Otávio Balbão Júnior.
De acordo com Vitor Caparrotti, do setor de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, as ações da prefeitura em ruas e avenidas visando maior organização e segurança incluem renovação e implantação de sinalizações de solo, em várias regiões da cidade. “Estamos criando novas áreas para estacionamento de motos e para pessoas com deficiência, além de melhorar as condições de faixas de pedestres, indicações de ‘Pare’, delimitações de trajeto, entre outras”, enumera.
O município também realiza mudanças de mão de direção nos locais mais movimentados ou que se tornaram áreas de conflito no trânsito. Em vários bairros, trechos de vias tiveram sentido de tráfego invertido e muitos também deixaram de ter mão dupla e passaram a ter mão única de direção.
Foto: Divulgação