A prefeitura de Rio Claro segue realizando intenso trabalho de limpeza em todo o município. Porém, grande quantidade de lixo e entulho descartada em locais inapropriados tem sido recorrente em vários locais.
Um desses pontos fica na estrada entre os distritos de Ajapi e Ferraz, a 400 metros de um dos sete ecopontos da cidade. Ambos os distrito também contam com coleta de lixo domiciliar três vezes por semana e serviço mensal de cata bagulho.
Como forma de conter o descarte irregular no local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou duas caçambas coletoras para descarte de resíduos em trecho da estrada Ajapi-Ferraz.
Nas caçambas pode ser descartado o mesmo material que recebido nos ecopontos. Não é permitido usar as caçambas para descartar lixo domiciliar, hospitalar, industrial e de empresas, pois têm maneiras específicas de descarte.
A vistoria das caçambas será feita pela subprefeitura de Ajapi, que notificará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar a limpeza quando necessário.
“Estamos fazendo a nossa parte, mas sem a colaboração da comunidade fica muito difícil mantermos a limpeza de toda a cidade. Todos precisam ajudar, descartando corretamente o lixo”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.
Tanto nas caçambas coletoras como nos sete ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha.
O secretário ressalta ainda que jogar lixo em locais inapropriados é proibido por lei e a multa para quem for pego em flagrante ou for registrados em fotos ou vídeos descartando resíduos de maneira irregular é progressiva, começando por R$ 542,20.
Foto: Divulgação