A prefeitura iniciou a limpeza de terrenos particulares em Rio Claro. O serviço começou pelo Jardim Nova Veneza e já passou pelos bairros Anhanguera e Itapuã, onde vários lotes foram limpos por equipe municipal e a conta será enviada aos proprietários dos imóveis. Nesta quarta-feira (5) as equipes trabalharam no Jardim América e no Jardim Floridiana e, em seguida, as equipes vão atender o bairro Santa Clara.
“A prefeitura deu um prazo para que os donos limpassem seus terrenos e quem não fizer a limpeza o serviço será feito e cobrado pelo poder público”, informa Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “A ideia não é multar e sim estimular uma atitude cidadã e de respeito pela comunidade”, frisa Cerri.
A orientação da prefeitura é para que todos mantenham os terrenos particulares em ordem o ano todo, já que a responsabilidade é dos proprietários. O prazo para os donos limparem seus terrenos terminou no final do mês passado. “Além de manter a cidade mais bonita, a limpeza de terrenos traz benefícios à saúde, pois diminui o risco da proliferação de insetos e animais que transmitem doenças”, observa o diretor municipal de Manutenção e Conservação, Tadeu Olivettii.
Por isso, além dos proprietários limparem seus imóveis, é essencial que a comunidade também colabore e não faça descarte irregular de lixo e materiais velhos em terrenos ou em vias e áreas públicas. Rio Claro possui seis ecopontos, coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, coleta seletiva e serviço de cata bagulho, para o descarte correto de resíduos.
Foto: Divulgação