A comunidade da região do Jardim das Palmeiras ganha uma nova creche nesta quarta-feira (28). A prefeitura de Rio Claro inaugura a escola municipal “Professora Marilda dos Santos Souza”, localizada na Estrada dos Costas. A cerimônia de inauguração está marcada para as 15h30 e toda a comunidade está convidada a participar do evento.
A construção da escola foi iniciada em 2019 e ficou meses paralisada. A prefeitura retomou as obras no ano passado e agora entrega a escola para a população. A obra teve investimento de R$ 4,3 milhões e foi construída com recursos do governo federal e contrapartida do município.
A nova creche conta com oito salas de aula e vai atender 188 crianças de 0 a 3 anos em período integral. Com isso, o município diminuirá o déficit de vagas nessa modalidade de ensino, de 600 para 412.
Além dessa, outra creche com 240 vagas está em fase final de construção no Jardim Residencial dos Bosques. A inauguração está prevista para abril. Desse modo, o déficit de vagas em creche irá diminuir para 172. Esse número deve reduzir ainda mais até o meio do ano.
Segundo a prefeitura, mais 68 vagas serão criadas por meio de ampliação nas escolas Gisele Brizotti (32) e Monteiro Lobato (36), previstas para abril e maio, respectivamente. A informação foi divulgada pela secretária municipal de Educação, Valéria Velis, durante audiência pública na Câmara Municipal no último dia 21. Com isso, o déficit de vagas em creches deverá cair para 104 até o final do semestre.
De acordo com ela, com a construção de novas escolas e ampliação no atendimento das unidades já existentes, o município criou 725 novas vagas, uma redução de 72,5% em relação ao déficit inicial de 2021 que era de 1.006 vagas.
Além disso, a prefeitura pretende construir quatro novas creches por meio de convênios com os governos estadual e federal. O município tem quatro áreas cadastradas no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e no Painsp (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo) nos bairros Mãe Preta, Sobrado e Vila Olinda, e no distrito de Assistência. Essas unidades gerariam 752 novas vagas de creche em período integral.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Claro