A prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde, estabeleceu nova parceria com o Hospital Santa Filomena para a realização de cirurgias eletivas.
A medida foi necessária para garantir o atendimento dos pacientes que esperam na fila para realizar o procedimento na rede pública de saúde. A parceria prevê a realização de 222 cirurgias, como remoção de vesícula biliar, cirurgias de hérnia, remoções de úteros e miomas, entre outras.
“Nossa maior preocupação é com as pessoas que esperam por uma cirurgia. Queremos agilizar o atendimento e evitar que um problema simples se torne um caso de emergência”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Junino da Padaria, que agradece a iniciativa do hospital de renovar a parceria para atender pacientes pelo SUS. “É atendimento público dentro de uma unidade de saúde privada e quem ganha com isso é a população. Quem for atendido saberá que nosso trabalho é focado naqueles que mais precisam”, acrescenta Juninho.
INEDITISMO
O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, destaca o ineditismo da parceria que foi firmada pela primeira vez em março deste ano. Duzentas e vinte e duas cirurgias já foram realizadas e agora serão feitas mais 222, totalizando 444 cirurgias eletivas.
“É uma parceria inédita entre a prefeitura e um hospital privado que abre as portas para atender pelo SUS”, afirma Djair, frisando a importância e necessidade da medida. “Infelizmente, a Santa Casa, que é o nosso hospital de referência para os serviços SUS, não tem conseguido atender todas as nossas demandas.
Daí a importância desta parceria com o Santa Filomena”, declara Djair, lembrando de outras ações realizadas pelo município, como a implantação do Espaço Mais Saúde, que já realizou mais de 25 mil procedimentos, inclusive, cirurgias.
Para Adenir Gomes, diretora operacional do Hospital Santa Filomena, é uma grande satisfação estender a parceria que está dando tão certo. “Isso é fruto de um trabalho sério realizado pela prefeitura. As parcerias público-privadas são o caminho para trazer mais saúde para as pessoas”, manifesta.