A prefeitura de Rio Claro renovou mais uma vez o contrato com a Conspavi Comércio de Máquinas Ltda. para execução dos serviços de manutenção e operação dos ecopontos, coleta seletiva e cata bagulho. O contrato é emergencial e foi assinado no último dia 2 com vigência de 180 dias. Com isso, a Conspavi continuará realizando o serviço até que nova empresa seja contratada por meio de licitação.
A administração municipal iniciou processo licitatório no mês passado, mas o pregão foi suspenso no dia 26 de abril por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O tribunal acatou representação contra o edital apresentada pela empresa Pass Transportes e Serviços Ambientais.
A última licitação para os serviços foi realizada em 2018 tendo como vencedora a empresa Estre Cavo Serviços e Saneamento. Porém, a empresa rescindiu o contrato em 2019 quando o serviço passou a ser realizado pela Conspavi Comércio de Locação de Máquinas Ltda. Na época, a contratação foi feita em caráter emergencial e sem licitação, por um valor de R$ 345 mil por mês. Agora, o novo edital estima valor de R$ 6,1 milhões para um contrato de 12 meses.
De acordo com o edital, a empresa contratada ao final da licitação será responsável pelo “serviço de construção, operação e manutenção dos ecopontos municipais, coleta de materiais volumosos, e coleta e transporte dos resíduos sólidos recicláveis – coleta seletiva”.
O município de Rio Claro tem oito ecopontos em funcionamento nos bairros São Miguel, Inocoop/Guanabara, Jardim Figueira, Jardim das Palmeiras, Cervezão e Jardim São Paulo, além dos distritos de Ajapi e Assistência. Em Ajapi e Assistência os ecopontos precisam de obras para conclusão que deverão ser realizadas pela contratada.
Já a coleta seletiva atende todos os bairros do município em dias alternados. O município ainda oferece o serviço de cata bagulho que percorre os bairros para coletar resíduos e materiais inservíveis. O cronograma dos dois serviços pode ser consultado no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).
Por Ednéia Silva / Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura